Tamanho do texto

Apenas outros cinco jogadores selecionados disputarão o segundo Mundial na Rússia, enquanto a maioria dos convocados de Tite fará sua estreia

Além de ser o mais experiente em Copas do Mundo, Thiago Silva é também um dos jogadores mais velhos do elenco de Tite
Pedro Martins/MoWa Press
Além de ser o mais experiente em Copas do Mundo, Thiago Silva é também um dos jogadores mais velhos do elenco de Tite

A lista dos convocados de Tite para a disputa da Copa do Mundo , divulgada na última segunda-feira (14), ainda repercute. Entre os 23 selecionados, o zagueiro Thiago Silva é o único que está indo para seu terceiro Mundial, mantendo a esperança de alcançar o seleto grupo de sete jogadores que disputaram quatro edições do torneio pelo Brasil.

Leia também: Frustrado por não jogar Copa, Sandro Wagner se aposenta da Alemanha

Os jogadores que conseguiram atuar em quatro Copas do mundo com a Amarelinha – feito que Thiago Silva tentará alcançar no Catar, em 2022 – foram Cafu, Castilho, Djalma Santos, Leão, Nilton Santos, Pelé e Ronaldo. Um fato curiso é que os torneios disputados por Leão não foram consecutivos. Ele participou das edições de 70,74,78 e 86, tendo ficado de fora da Copa de 1982 na Espanha.

No atual elenco, alguns dos atletas estão indo para o segundo Mundial . São eles: Willian, Neymar, Marcelo, Paulinho e Fernandinho. Caso Dunga tivesse atendido o clamor popular em 2010 e levado Neymar para a África do Sul, o camisa 10 da seleção estaria ao lado de Thiago Silva como um dos jogadores que disputariam a terceira Copa. O detalhe é que o atacante atingiria essa marca com quase oito anos de idade a menos que o zagueiro.

Leia também: Sampaoli deixou de convocar atleta para evitar atrito com líderes da Argentina

Além de ser o mais experiente no campeonato, Thiago é também um dos mais velhos do elenco de Tite. Ele fica atrás apenas de seu companheiro de zaga Miranda, que nasceu 15 dias antes, em 7 de setembro de 1984. Gabriel Jesus, com 21 anos de idade, é o mais novo do grupo.

Centro de excelência

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inaugurou nesta sexta-feira (18) um novo espaço no centro de treinamento da Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Batizada de Centro de Excelência do Futebol Brasileiro, a nova estrutura conta com 80 equipamentos para a preparação física de atletas e custou R$ 17 milhões à CBF , conforme apurado pela reportagem da "Folha de S.Paulo".

Leia também: É supersticioso? Veja coincidências que indicam título do Brasil na Copa

Apesar do investimento e da pressa para deixar o espaço pronto em apenas cinco meses, o centro de excelência será utilizado por apenas seis dias por Thiago Silva e companhia na preparação para a Copa do Mundo. O grupo de atletas convocados por Tite se apresentará na segunda-feira (21) na Granja Comary e treinará no local só até o próximo sábado (26), embarcando no dia seguinte no Aeroporto Internacional do Galeão com destino a Londres, onde a preparação para a Copa terá continuidade.

    Leia tudo sobre: Futebol

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.