Tamanho do texto

Bola que machucava os jogadores, gol descalço e trave quebrando são alguns dos fatos curiosos que aconteceram na história da competição mundial

São 87 anos de existência, 20 competições em 17 países diferentes e muita história para contar! A primeira Copa do Mundo aconteceu em 13 de julho de 1930 e desde então chama a atenção do mundo inteiro para os jogos que definem a melhor seleção mundial. Mas, alguns fatos interessantes e inesperados se tornaram eternos, ficaram marcados e são lembrados até hoje. 

Leia também: Feito inédito? Brasil nunca venceu Copa sem jogadores de Palmeiras e São Paulo

Jogador se protegendo da bola que machucava, defensor quebrando a trave, gol feito sem chuteira e apelido eterno são alguns fatos interessantes que fazem parte da lista dos momentos inesquecíveis.

Dá uma olhada!

1. A primeira Copa do Mundo da história aconteceu no Uruguai e teve estreia no dia 13 de julho de 1930. Participaram da competição apenas Argentina, Bélgica, Bolívia. Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iuguslávia, México, Paraguai, Perú, Romênia e Uruguai. A seleção dona da casa saiu campeã e foi a primeira melhor do mundo. 

O Uruguai foi palco e campeão da primeira Copa do Mundo da história
Reprodução Twitter
O Uruguai foi palco e campeão da primeira Copa do Mundo da história

2. Ainda na primeira Copa da história, um jogador chamou atenção especial. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos, mas tinha grande habilidade com a bola nos pés. Acabou ganhando o apelido de "o divino manco".

3. Na Copa de 1934 o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini jogou com uma faixa de pano enrolada na cabeça. Ele não estava machucado, pelo contrário, estava se protegendo. É que as costuras da bola na época não eram nada macias e chegavam a ferir a cabeça dos atletas em cabeceios. 

4. Outro jogador que deu o que falar em 1934 foi o suíço Leopold Kielholz que jogou usando óculos e marcou três gols. Tá aí uma coisa que não temos a chance de ver atualmente. 

5. O artilheiro da Copa de 1938 fez até gol descalço! O brasileiro Leônidas da Silva fez o gol da vitória do Brasil sobre a Polônia sem a sua chuteira. Chovia muito no dia e a sola acabou descolando, mas não acharam outro par para substituir. Foi sem chuteira mesmo e o juíz nem percebeu. 

6. A cena que provavelmente arrancou mais risadas dos torcedores e dos jogadores aconteceu na Copa do Mundo de 1962. No jogo em que Brasil e Inglaterra se enfrentavam, um cachorro invadiu o campo e driblou até Garrincha! 

7. A primeira Copa do Mundo transmitida pela televisão aconteceu em 1970.

8. A Tunísia foi o primeiro país africano a ganhar uma partida de Copa do Mundo. A vitória foi por 3 a 1 em cima dos mexicanos em 1978. 

9. A maior goleada da história das Copas aconteceu em 1982 quando a Hungria venceu a jogo contra El Salvador por 10 a 1. 

Leia também: Uruguai levará grama do estádio Centenário para a Copa do Mundo

10. Uma das goleadas mais marcantes e comentadas aconteceu na última Copa (2014) quando a Alemanha bateu o Brasil, dono da casa, por 7 a 1. Porém, esse placar está fora dos 10 mais elásticos da história da competição. 

11. É comum tocar o hino dos países antes de qualquer jogo, mas em 1986 os brasileiros levaram um susto com o momento, já que colocaram para tocar o Hino à Bandeira ao invés do Hino Nacional. 

12. Você já viu a trave do gol quebrando? Pois é, isso aconteceu na Copa de 1994 quando o defensor mexicano Marcelino Bernal tirou uma bola da pequena área, caiu na rede, se enroucou lá e ao tentar se levantar quebrou uma parte da trave. Por sorte, havia uma substituta e depois de alguns minutos o jogo pode seguir normalmente. 


13.  No futebol existem dois objetivos: não tomar gol e fazer gol. E quando o assunto é não tomar gol em Copa do Mundo, o italiano Wakter Zenga está de parabéns. Na Copa de 1990, o goleiro ficou 517 minutos se que as redes que defendiam fossem balançadas. 

Leia também: Olha a zebra! Confira seleções menores que surpreenderam em Copas do Mundo

14. Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de Copas do Mundo. A seleção canarinha chegou 7 vezes e os alemães 8 em finais.

15. O último dos 15 fatos interessantes é que a base da Taça da Copa do Mundo de Futebol tem espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de 2038. O que vai acontecer depois? Só esperando para ver! 

    Leia tudo sobre: futebol