Tamanho do texto

Vitaly Mutko foi acusado de não evitar um programa patrocinado pelo Estado para fraudar exames de substâncias ilícitas de atletas russos

O vice-primeiro-ministro da Rússia e titular da paste dos Esportes, Vitaly Mutko , anunciou nesta quarta-feira que deixará o comando do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2018. A ideia dele é se concentrar na defesa contra o banimento dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Leia também: Vice-premier russo diz que escândalo de doping não afeta Copa do Mundo

Vitaly Mutko, vice-primeiro-ministro da Rússia, deixou o Comitê Organizador da Copa 2018
Divulgação
Vitaly Mutko, vice-primeiro-ministro da Rússia, deixou o Comitê Organizador da Copa 2018

A declaração chega pouco mais de 20 dias depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) ter banido Mutko de todas as edições de Olimpíadas e a Rússia dos Jogos de Inverno do ano que vem, que acontecerá em PyeongChang, na Coreia do Sul, por causa de um escândalo de doping.

Há dois dias, o vice-ministro já havia anunciado seu afastamento temporário da presidência da União de Futebol da Rússia. Seu lugar no comitê organizador da Copa será ocupado por Alexei Sorokin, já diretor-geral do órgão.

Leia também: Neymar lembra lesão na Copa de 2014 e revela: "Não sentia minhas pernas"

"Ainda resta muito trabalho, mas estou totalmente convencido de que tudo estará pronto a tempo", disse Mutko, de acordo com agências de notícias russas.

The Rostov Arena looks 😍 #WorldCup #Russia #Rostov

Uma publicação compartilhada por FIFA World Cup (@fifaworldcup) em

O caso

Investigações da Agência Mundial Antidoping (Wada) e do COI alegam que Mutko, ministro do Esporte entre 2008 e 2016, e sua pasta foram responsáveis por não evitar um programa patrocinado pelo Estado para fraudar exames de substâncias ilícitas de atletas russos.

Leia também: Tite diz que ainda há de seis a oito vagas abertas para Copa do Mundo 2018

O escândalo motivou a exclusão do país dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Mutko estaria sendo alvo de pressões da Fifa, que não via com bons olhos sua permanência no comitê por causa do escândalo de doping.

Clique e baixe o 365Scores para ter resultados, dados, notícias, tempo real, vídeos e muito mais


    Leia tudo sobre: futebol