São Paulo, Corinthians e Santos deram, juntos, dez chutes a gol no Paulistão; time do Paraná deu oito
O iG analisou as estatísticas do Footstats, que também estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad , e viu que, em um jogo, o Coritiba conseguiu obter, por exemplo, quase o mesmo número de finalizações certas se somadas as que o Palmeiras sofreu nos últimos três jogos contra o Corinthians, Santos e São Paulo.
Nos três jogos do Paulistão, os três principais rivais palmeirenses conseguiram dar 10 chutes certos ao gol. Só o time do Paraná, em 90 minutos, conseguiu dar oito. Sem contar que os seis gols sofridos significam mais do que a metade dos 11 que o time havia tomado até então durante o ano inteiro.
A falta de vontade dos jogadores palmeirenses que ficou evidente no lance dos últimos dois gols na goleada também foi comprovada na estatística. Conhecida como a melhor defesa do país até então, o time desarmou apenas 16 vezes. Diante do arquirrival, o número foi exatamente o dobro: 32. Contra o São Paulo, foram dez a mais, com 26 roubadas de bola.
Certo é que o Palmeiras enfrentou cinco adversários de Série A em 2011. Foram dois empates, ambos por 1 a 1 com São Paulo no 1º turno do Paulista e com Corinthians na semifinal, uma derrota, contra o Corinthians no 1º turno do Paulista, e uma vitória, diante do Santos na etapa inicial do Estadual.