Cruzeiro, sensação da primeira fase, além de Inter, Grêmio e Fluminense foram eliminados nesta quarta-feira
Trata-se do pior desempenho brasileiro em Libertadores neste século. Há 17 anos o país não apresentava um desempenho tão fraco.
A última vez na qual apenas um time brasileiro chegou às quartas de final foi na edição de 1994, quando o São Paulo se classificou. Este ano, apenas o Santos se garantiu.
O Cruzeiro , líder da primeira fase e sensação absoluta da competição até esta noite, perdeu por 2 a 0 para o Once Caldas, da Colômbia , na cidade mineira de Sete Lagoas, e está fora da competição. O primeiro jogo das oitavas de final havia terminado com vitória cruzeirense por 2 a 1 .
Outro time que prometia voos bem mais altos e tombou feio foi o Internacional , atual campeão continental. O time gaúcho foi derrotado por 2 a 1 pelo Peñarol, do Uruguai , no Beira-Rio, e desapontou sua torcida. No jogo de ida, o empate por 1 a 1 em Montevidéu havia sido considerado um bom resultado.
[]Já o Fluminense , que defendia o placar de 3 a 1 sobre os paraguaios do Libertad , conquistado semana passada, no Rio, perdeu por 3 a 0 esta noite, em Assunção , e deu adeus à disputa. Desempenho fraco para o atual campeão brasileiro.
O Grêmio , que de fato tinha uma missão complicada pela frente, voltou a perder para a Universidad Católica, desta vez no Chile (1 a 0) e também está fora. O time do técnico Renato Gaúcho já havia sido derrotado por 2 a 0 no estádio Olímpico.
Desta forma, apenas o Santos segue vivo na Libertadores entre os seis times brasileiros que começaram a competição. O time paulista ficou no 0 a 0 com o América, no México , na última terça-feira, e se classificou graças à vitória por 1 a 0 na Vila . Vai enfrentar o Once Caldas nas quartas.
O Corinthians fora eliminado pelo Tolima, da Colômbia, ainda na fase anterior à de grupos.