De virada! Flamengo goleia Sport e chega à liderança momentânea

Rubro-negro carioca aguarda jogo entre Palmeiras e Santos para saber se ficará na ponta

Luiz Araújo marcou um dos gols da goleada do Flamengo contra o Sport
Foto: Divulgação/Flamengo
Luiz Araújo marcou um dos gols da goleada do Flamengo contra o Sport

O Flamengo venceu de virada o Sport pelo placar elástico de 5 a 1. A partida foi realizada no início da noite deste sábado (12) na Arena Pernambuco, pela partida adiada da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Sport está matematicamente rebaixado. Para dar os últimos suspiros de sobrevivência, o time do Recife precisava vencer. 

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou com boas jogadas do Sport, o que aparentava ser uma possível partida disputada. Logo aos 17 minutos,  o Leão abriu o placar com Pablo.

Pablo balançou as redes pela primeira vez desde maio de 2025, na 7ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense. O atacante é o artilheiro do Leão na temporada com 8 gols.

O Rubro-negro pernambucano jogou com um a menos desde os 35 minutos do primeiro tempo, com o segundo cartão amarelo do lateral-esquerdo Matheus Alexandre sobre Ayrton Lucas. O primeiro que ele havia recebido na partida foi nove minutos antes.

Aos 40 minutos, Luiz Araújo abriu o placar após um giro sobre o Rivera. Ele ajeitou para o pé esquerdo e chutou colocado, sem chances para o goleiro.

Após o gol, o Sport teve seu segundo jogador expulso, o zagueiro Ramon Menezes após falta sobre Wallace no meio de campo. Com isso, ele tomou o segundo cartão, o primeiro foi logo nos minutos iniciais da partida.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com o Flamengo no ataque sufocando a equipe de Recife. Foram longos 45 minutos de ataque contra defesa.

Aos 15 minutos. Everton Cebolinha acertou a trave e no rebote o atacante Juninho virou a partida para o rubro-negro carioca.

Cada vez mais pressionado, o Sport errou na saída de bola logo na retomada da partida e viu o Cebolinha passar para o Luiz Araújo que deu uma assistência para Bruno Henrique chutar por cobertura contra o gol do time do Recife, ampliando o placar para 3 a 1.

Já aos 25, Ayrton Lucas chutou e contou com o desvio em Aderlan para marcar o quarto gol do Rubro-negro carioca.

Douglas Telles também deixou o dele após um passe de Cebolinha, que entrou em alta velocidade na área e passou na medida para o jovem atacante.

Com os resultados...

Com a vitória, o Flamengo assumiu a liderança provisória do campeonato. Porém, em caso de vitória do Palmeiras, a equipe volta a segunda colocação com 71 pontos, assim como o Alviverde.

A equipe carioca só está atrás por conta do número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate. Ao fim dos jogos de hoje, todas as equipes terão apenas mais 5 jogos para fazer.

Por outro lado, o Sport decretou o rebaixamento nesta noite. A equipe pernambucana volta à Série B após 1 ano. Com o excesso de erros de gestão ao longo da temporada, a queda tem um gosto ainda mais amargo.