Equipe venceu por 1 a 0, mas foi pressionada durante boa parte da partida, sendo vaiada por sua torcida
O único gol da partida foi marcado pelo meia Everton, que anotou seu primeiro tento com a camisa da equipe de General Severiano. Sem Renato Cajá, liberado para negociar com uma equipe chinesa, o Botafogo sofreu para criar jogadas ofensivas e foi pressionado durante praticamente metade do primeiro tempo e quase toda segunda etapa, mas conseguiu segurar o placar. Apesar da vitória, os jogadores deixaram o campo sob vaias e o técnico Joel Santana foi novamente xingado por alguns torcedores.
Com a vitória, o Botafogo chega aos seis pontos e lidera o grupo B da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Já o Nova Iguaçu permanece sem pontuar, na lanterna do grupo A. Na próxima rodada o Botafogo recebe o Americano, no sábado, às 18h30, no estádio Engenhão. Já o Nova Iguaçu visita o Macaé no próximo domingo, às 17h, no estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, pela terceira rodada da Taça Rio.
O Jogo
O técnico Joel Santana precisou mudar a equipe que venceu o Volta Redonda, no último sábado, pela estreia na Taça Rio. O meia Renato Cajá foi liberado pela diretoria para negociar com um clube chinês e nem foi relacionado para a partida. Assim, o uruguaio Arévalo recebeu uma chance entre os titulares, com Bruno Tiago sendo adiantado para ajudar Everton na armação das jogadas.
O Botafogo começou pressionando, principalmente pela direita, com o lateral Lucas, e com os passes do meia Everton. Aos oito minutos, primeira jogada de perigo da equipe comandada por Joel Santana. Após cobrança de escanteio, Loco Abreu escorou de cabeça para o meio da área e Herrera, livre, chutou por cima do gol.
Se esteve muito perto de abrir o placar com Herrera, um minuto depois, o Botafogo conseguiu marcar o primeiro gol da partida. Lucas recebeu bom passe, avançou pela direita e cruzou para a área. O zagueiro Leonardo Luiz cortou o cruzamento para a entrada da área e o meia Everton chegou batendo de primeira, no canto esquerdo do goleiro Diogo Silva, marcando seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.
Após abrir o placar, o time de General Severiano diminuiu o ritmo e permitiu que o Nova Iguaçu ameaçasse mais. Aos 14 minutos, Dieguinho recebeu na entrada da área e soltou a bomba de perna direita, exigindo linda defesa do goleiro Jefferson. Com o passar do tempo, o Nova Iguaçu passou a dominar a posse de bola, mas não conseguia criar chances de perigo. Assim, o Botafogo foi para o vestiário com a vantagem mínima no placar.
Na saída para o intervalo, o meia Everton reconheceu que a equipe se retraiu após marcar o primeiro gol. “Fizemos o primeiro gol e acabamos diminuindo o ritmo na partida. Temos que voltar para o segundo tempo buscando o segundo gol para matar a partida.
Nova Iguaçu pressiona
As duas equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. Porém, logo no primeiro minuto, o Nova Iguaçu deixou claro que iria pressionar em busca do gol de empate. Marquinhos recebeu ótimo lançamento na esquerda, cruzou para o meio da área e William chegou batendo de primeira, mas a bola acabou subindo um pouco, raspando o travessão.
nullO Botafogo apenas marcava e assistia o Nova Iguaçu atacar e perder gols. Aos 12 minutos, um lance incrível. Bruno Cortês invadiu a área pela esquerda e cruzou para Maycon, que praticamente dentro do gol, chutou a bola no travessão. Na sobra, William bateu de primeira, levando perigo ao gol de Jefferson
Xingado por alguns torcedores localizados atrás do banco de reservas, o técnico Joel Santana se irritou e chegou a discutir por alguns minutos. Depois da parada técnica, o treinador do Botafogo tentou dar mais velocidade ao time com a entrada de Caio no lugar do zagueiro João Filipe. Apesar da mudança, o Nova Iguaçu continuou pressionando mais. Aos 24 minutos, Bruno Cortês foi até a linha de fundo e cruzou para Maycon, que antecipou o goleiro Jefferson e cabeceou, fazendo a bola raspar a trave.
No final da partida, o Botafogo ainda teve que segurar a equipe da baixada fluminense com um jogador a menos. Após ter realizado as três substituições, o time de Joel Santana perdeu o meia Bruno Tiago, que sofreu uma lesão muscular na coxa e não pode continuar em campo nos últimos sete minutos da partida. A equipe conseguiu segurar o placar e sair com a vitória, mas não escapou das vaias da torcida, que não gostou da atuação do time.
FICHA TÉCNICA - NOVA IGUAÇU 0 X 1 BOTAFOGO
Local
: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ
Data
: 9 de março de 2011, quarta-feira
Horário
: 17h (horário de Brasília)
Árbitro
: Carlos Eduardo Braga (RJ)
Assistentes
: Leonan Berute (RJ) e Flávio da Silva (RJ)
Cartões amarelos
: Alex Moraes, Amaral (Nova Iguaçu) Everton, Márcio Azevedo, Alessandro, Jefferson, Márcio Rosário (Botafogo)
Cartão vermelho
: Alex Moraes (Nova Iguaçu)
GOL:
Botafogo
- Everton, aos nove minutos do primeiro tempo
NOVA IGUAÇU
: Diogo; Paulo Henrique (Mossoró), Leonardo Luiz, Alex Moraes e Bruno Cortês; Amaral (Lukian), Luan, Marquinhos (Uallace) e Dieguinho; Maycon e William
Técnico
: Josué Teixeira
BOTAFOGO
: Jéfferson; Lucas (Alessandro), João Fillipe (Caio), Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Arévalo, Bruno Tiago e Everton (Guilherme); Herrera e Loco Abreu
Técnico
: Joel Santana