Tamanho do texto

Após duas derrota em casa, cariocas tentam voltar à briga pela Libertadores e podem rebaixar time mineiro, carrasco de favoritos

Há alguns meses, ao analisar a tabela do Botafogo no Campeonato Brasileiro , a partida contra o América-MG seria apontada como a mais tranquila da reta final. Porém, o time mineiro surpreendeu nos últimos jogos, venceu equipes que lutam pelo título e, pelo atual momento dos dois times, a confiança nos botafoguenses diminuiu sensivelmente para a partida desta quarta-feira, às 20h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagos.

Botafogo está na 5ª colocação e América-MG na 19ª. Veja a tabela atualizada do Brasileirão

Enquanto o Botafogo vem de duas derrotas em pleno estádio Engenhão, a última no clássico contra o Vasco , e praticamente abandonou suas chances de título , frustrando seu torcedor, o América-MG ganhou confiança e moral após vencer Corinthians e Fluminense e tenta um milagre na manutenção do time à primeira divisão, mesmo com mais de 90% de chances de rebaixamento. Para não cair nesta rodada, o América-MG precisa vencer. Se empatar ou perder, estará rebaixado caso Atlético-MG e Cruzeiro vençam seus duelos.

Leia também: América-MG e Avaí tentam última cartada no Campeonato Brasileiro

Apesar de triste pelos últimos resultados negativos, o técnico Caio Júnior pede uma reação rápida de seus jogadores para que o time siga na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Ele lembra que os mineiros vivem boa fase e que a responsabilidade pela vitória será exclusivamente do Botafogo.

"Precisamos reagir. Todo mundo que joga contra o América-MG leva aquele peso de pegar um time que está na zona de rebaixamento, que era o último. São bem preparados, estruturados taticamente com três zagueiros, com alas e atacantes rápidos. Aqui eles fizeram 2 a 0 e tivemos que reverter (no primeiro turno). Então temos que entender como eles jogam para que consigamos fazer um jogo competitivo e sair de lá com uma vitória", disse o treinador da equipe carioca.

Veja mais: Elkeson pede volta do 'futebol alegre' e mudança de postura no Botafogo

Até a luta pelo título não está descartada para alguns jogadores. O meia Elkeson acha que a equipe pode ter chances caso consiga vencer todos os próximos jogos e pede atenção ao América-MG.

"Não podemos desanimar, ainda mais na reta final. É claro que ficou mais difícil, mas equipe está consciente do que tem que fazer. Temos um jogo complicado, fora de casa, mas esperamos um bom resultado. Vamos lutar bastante nesses quatro jogos para conseguir as quatro vitórias", garante Elkeson, que também não se esquece da vaga na Libertadores", disse Elkeson.

Leia mais: Veja cinco motivos que praticamente tiraram o título do Botafogo

Para a partida contra o 'Coelhão', o Botafogo deverá ter força máxima. O volante Marcelo Mattos, que deixou a partida contra o Vasco no intervalo, após se chocar com Diego Souza, treinou normalmente nesta terça e deve ser confirmado. O técnico Caio Júnior fechou a primeira parte do treinamento, mas a tendência é de que o time seja o mesmo da última rodada, com Herrera entre os titulares.

América-MG tenta milagre
Fora da lanterna depois de 21 rodadas consecutivas, o América-MG passou a assustar seus adversários com vitórias importantes nas duas últimas rodadas São 18 pontos conquistados no segundo turno, o que faz o torcedor americano e até o técnico Givanildo Oliveira sonharem com um milagre.

Veja também: Marcelo Mattos treina e deve enfrentar o América-MG

“Esse grupo está de parabéns. Acho que eles mereciam uma posição melhor na tabela. Não é somente por causa desses jogos contra Corinthians e Fluminense. Vocês, que acompanham o América, sabem que o time estava jogando bem, mas acabamos sempre levando as viradas. Com essas duas vitórias nós já mudamos um pouco a nossa história. Existe milagre? Eles falam que existe. Então vamos acreditar”, disse o treinador do América-MG.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba as notícias do seu time em tempo real

Para o duelo contra o Botafogo, os zagueiros Micão e Everton Luiz estão fora, suspensos após terem recebido o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense. Com isso, Gabriel e Preto terão uma chance entre os titulares. Anderson, que seria uma das opções para o setor, ainda não se recuperou das dores no tornozelo direito.

FICHA TÉCNICA - AMÉRICA-MG X BOTAFOGO
Local : Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)
Data : 16 de Novembro de 2011 (Quarta-feira)
Hora : às 20h30 (de Brasília)
Árbitro : André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares : Christian Passos Sorence (GO) e José Patrício de Araújo (GO)

AMÉRICA-MG : Neneca, Gabriel, Preto (Dudu) e Willian Rocha; Marcos Rocha, Leandro Ferreira, Amaral, Rodriguinho e Gilson; Kempes e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Maicosuel e Herrera (Everton); Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e comente o duelo contra o América-MG

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.