Abel Braga já pagou salário de jogadores para salvar Ponte Preta

Temporada de 2003 da Macaca contou com ajuda do histórico treinador dentro e fora de campo

Abel Braga comandou a Ponte Preta em 2003
Foto: Reprodução
Abel Braga comandou a Ponte Preta em 2003

Ídolo de clubes como Fluminense e Internacional,  Abel Braga foi protagonista da permanência do Colorado na Série A nesta temporada. Mas se engana quem pensa que o histórico treinador não fez história em São Paulo. 

O ano era 2003 e a  Ponte Preta vivia pesadelo em campo e fora dele. Abelão chegou com a missão de ajudar o clube a permanecer na elite do brasileiro, mas ele foi além.

Se dentro de campo a situação era complicada, fora dele a Macaca convivia com oito meses de salários atrasados, e 21 atletas chegaram a deixar o clube por falta de pagamento e promessas não cumpridas.

Líder à beira do gramado, Abel Braga também foi imprescindível nos bastidores para que a Ponte se salvasse naquele ano. Na época, o treinador chegou a socorrer os atletas que ganhavam menos e pagou salários do próprio bolso.

Num episódio marcante, Abelão antecipou a concentração de oito atletas do juniores para garantir que eles teriam alimentação no café e no almoço.


Missão cumprida

Lidando com a pressão até o fim, a Ponte Preta de Abel Braga empatou em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, pela penúltima rodada do Brasileirão de 2003, e chegou à última partida ainda na zona de rebaixamento.

No dia 14 de dezembro de 2003, a Ponte Preta recebeu o Fortaleza, no Moisés Lucarelli, e venceu por 2 a 0. Os gols do time de Campinas foram marcados por Gerson e Adrianinho, e assim a equipe escapou do rebaixamento.

Repetindo o "resgate"

Abel Braga comemora permanência na Série A
Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Abel Braga comemora permanência na Série A

Histórico técnico do Internacional, Abel Braga assumiu o Colorado a duas rodadas do fim do Brasileirão com a missão de impedir o segundo rebaixamento do clube, e conseguiu o objetivo.

Foi difícil, foi eletrizante, mas o  Internacional permaneceu na elite do futebol brasileiro. Jogando em casa, o Colorado bateu o RB Bragantino por 3 a 1 e conseguiu escapar do rebaixamento.

Para além do triunfo construído com um bom saldo de gols, o Inter se manteve na Série A com uma "ajudinha" das derrotas de  Fortaleza e Ceará.

Após a partida, Abel destacou o feito como mais importante que o Mundial conquistado em 2006, em cima do Barcelona.