
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta-feira (5), no Kennedy Center, em Washington, capital dos EUA. O Mundial acontecerá entre 11 de junho e 18 de julho, no Canadá, México e Estados Unidos, e contará com a presença de 48 seleções, que serão divididas em 12 grupos com 4 países.
O evento teve início com um show do cantor italiano Andrea Bocelli. Na sequência, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, subiu ao palco e falou sobre a expectativa para o próximo mundial.
Os primeiros sorteados foram os países sedes, como já previsto antes do sorteio, cada país foi para sua chave já pré-definida. Assim, México, Canadá e Estados Unidos foram distribuídos nos grupos A, B e D, respectivamente.

O sorteio das bolinhas será realizado por astros do esporte dos EUA. Os convidados são: Tom Brady, da NFL, Wayne Gretzky, do hóquei sobre o gelo, Aaron Judge, do basebol, e Shaquille O’Neal, da NBA.
Veja os grupos:
Grupo A
México
Coréia do Sul
África do Sul
Respecagem D europeia (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
Grupo B
Canadá
Suíça
Catar
Respecagem A europeia (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia)
Grupo C
Brasil
Marrocos
Escócia
Haiti
Grupo D
Estados Unidos
Austrália
Paraguai
Respecagem C europeia (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
Grupo E
Alemanha
Equador
Costa do Marfim
Curaçao
Grupo F
Holanda
Japão
Tunísia
Respecagem B europeia (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
Grupo G
Bélgica
Irã
Egito
Nova Zelândia
Grupo H
Espanha
Uruguai
Arábia Saudita
Cabo Verde
Grupo I
França
Senegal
Noruega
Respecagem A mundial (Bolívia, Suriname ou Iraque)
Grupo J
Argentina
Áustria
Argélia
Jordânia
Grupo K
Portugal
Colômbia
Uzbequistão
Respecagem B mundial (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
Grupo L
Inglaterra
Croácia
Panamá
Gana
Novo formato
Com o número maior de seleções competindo pela taça mais cobiçada do futebol, haverá também mais jogos, naturalmente. De 64 confrontos, a Copa do Mundo passa a ter 104 na nova formatação. Avançam de fase os dois primeiros e, a partir desta edição, os oito melhores terceiros lugares também se classificam.
2022
Na última Copa, a Argentina se sagrou campeão e chegou ao seu terceiro título mundial. O Brasil segue sendo o país com mais títulos, com 5. Na sequência aparece Alemanha e Itália, com 4 cada.