Copa do Mundo: relembre os grupos da morte em mundiais

Fase de grupos do torneio já foi palco de duelos de peso e derrubou muito gigantes de forma precoce

Alemanha caiu na fase de grupos em 2022
Foto: Reprodução/Twitter
Alemanha caiu na fase de grupos em 2022

O mundo conhece, nesta sexta-feira (02), os grupos do Mundial de 2026, que será disputado no Canadá, nos Estados Unidos e no México. Como de costume, existe a chance de que seja formado um "grupo da morte" na Copa.

Um grupo com mais de dois campeões mundiais ou concorrentes fortes na briga pela classificação para a fase seguinte da Copa do Mundo é conhecido como grupo da morte. Historicamente, esta situação já aconteceu em vários mundiais.

Por exemplo, em 2022, Alemanha e Espanha caíram no mesmo grupo, ao lado de Japão e Costa Rica. Com os japoneses vencendo duas partidas, os alemães ficaram de fora das oitavas, numa última rodada eletrizante.


Relembre a seguir os principais grupos da morte em Copas do Mundo:

Copa do Mundo de 2014
O principal grupo da morte aconteceu recentemente no Mundial disputado no Brasil. O Grupo D daquela edição do torneio contou com Costa Rica, Inglaterra, Itália e Uruguai.

Keylor Navas brilhou na Copa do Mundo de 2014
Foto: Reprodução/X
Keylor Navas brilhou na Copa do Mundo de 2014

Este foi o único grupo de primeira fase do torneio a contar com três campeões mundiais. Ironicamente, a Costa Rica de Keylor Navas, Campbell e Bryan Ruiz foi quem brilhou e assegurou a 1ª colocação, com 7 pontos. O Uruguai avançou em segundo, com 6 pontos, enquanto Itália (3) e Inglaterra (1) se despediram cedo.

Copa do Mundo de 2002
No último torneio conquistado pela seleção brasileira, os confrontos mais complicados da primeira fase aconteceram no Grupo F, com Argentina, Inglaterra, Suécia e Nigéria.

Foto: Reprodução
Argentina caiu na fase de grupos em 2002

Por mais que não contasse com três campeãs mundiais, as seleções presentes neste grupo eram muito fortes. Os suecos avançaram em primeiro e ins ingleses ficaram em segundo, ambos com cinco pontos. Com isso, Argentina (4) e Nigéria (1) caíram na primeira fase.

Copa do Mundo de 1982

Foto: Reprodução/X
Itália 3 x 2 Brasil ficou conhecido como a tragédia do Sarriá naquele mundial


Um pouco diferente dos demais já tratados por aqui, este grupo com Brasil, Itália e Argentina não aconteceu na primeira fase, mas sim na segunda. Na época, cada vitória valia 2 pontos, e o triangular disputado classificava apenas o 1º colocado para as semifinais.

Com os resultados, os italianos avançaram, com 4 pontos. Enquanto isso, o brasil ficou em 2º, com dois pontos, e a Argentina não pontuou.

Copa do Mundo de 1978
Jogando o mundial em casa, a Argentina se viu numa fria em 1978. O Grupo A daquela edição da Copa contou com França, Hungria e Itália ao lado dos hermanos.

Também numa época com 2 pontos por vitória, os italianos avançaram em 1º, com 6 pontos conquistados. A Argentina sofreu, mas ficou em segundo, com 4 pontos. A França, que ainda viria faturar o título no futuro, ficou com 2 pontos, e acabou eliminada juntamente com a Hungria (0 pontos).

Copa do Mundo de 1970
No ano do tricampeonato mundial, o Brasil iniciou sua trajetória no Grupo C, ao lado de Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia.

Foto: Reprodução/X
Brasil conquistou o tricampeonato mundial em 1970

Além de ter os campeões dos mundiais de 1958, 1962 (Brasil) e 1966 (Inglaterra), aquele grupo ainda contava com a vice-campeã de 62 (Tchecoslováquia).

O Brasil avançou em 1º, com seis pontos, e a Inglaterra ficou em segundo, com 4 pontos. Romênia  (2) e Tchecoslováquia (0) ficaram de fora.

Copa do Mundo de 1966
No Mundial disputado na Inglaterra, o Grupo B foi o mais complicado. Argentina, Espanha, Alemanha e Suíça se enfrentaram.

Somente os alemães já haviam sido campeões, mas Argentina e Espanha tinham tradição. Os classificados foram Alemanha (5) e Argentina (5), com Espanha (2) em terceiro e Suíça (0) em último.


De olho na Copa!

O Brasil segue com sua preparação para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Em novembro, a Amarelinha disputou dois amistosos contra seleções africanas, tendo derrotado Senegal por 2 a 0 e empatado com a Tunísia por 1 a 1.

Agora, a Seleção vive a expectativa de conhecer seu grupo no Mundial, onde será cabeça de chave. O sorteio será no dia 5 de dezembro, às 14h (de Brasília), em Washington.