
Reserva em grande parte da temporada, Danilo substituiu Léo Ortiz no time titular do Flamengo neste sábado (29) e decidiu o título da Libertadores sobre o Palmeiras com um belo gol de cabeça.
Filipe Luís, técnico rubro-negro, detalhou a decisão de iniciar a partida com o veterano em resposta dada em entrevista coletiva, realizada horas após o término da decisão.
"Primeiramente, falar do Léo Ortiz. Só a gente e ele sabemos o esforço gigante que ele fez para estar nesta final. Hoje de manhã, eu perguntei a ele o que estava sentindo. Ele conquistou o direito de poder dizer para mim o que estava no coração dele naquele momento, como ele estava se sentindo para jogar".
"Ele disse que, claro, queria jogar, mas que era melhor, inclusive, ganhar sem jogar, porque a única coisa que ele queria era ser campeão e que se eu pensasse que ele podia atrapalhar a equipe por estar há um mês parado, ele preferia que escolhesse o Danilo. Mas ele deixou a escolha na minha mão", revelou o treinador.
Ainda na mesma resposta, Filipe Luís valorizou a experiência do atual elenco flamenguista e destacou a importância de diversos jogadores, inclusive alguns que já deixaram o clube, como Gerson.
"No fim das contas, a decisão final é minha, mas eu queria saber o sentimento dele. Um jogador que nos deu muito. E, no fim, jogou o Danilo. Um jogador multicampeão por onde passou. Alex Sandro, Jorginho, se eu começar a falar aqui, não paro mais. Mas são jogadores que entram no campo e são cascudos, são campeões. Você sente que não estão jogando uma final, estão jogando um jogo comum, tranquilo, sereno, dominando todos os espaços. Hoje, a glória individual foi do Danilo, mas o mais importante é a equipe", disse o comandante.
"Sem ela, não estaríamos aqui. Lembrar de Wesley e Gerson, sem eles, não estaríamos aqui onde estamos hoje. Pedro também. Esse título é muito dedicado ao que ele fez pela gente", completou.
Veja abaixo outras aspas de Filipe Luís:
Final em Lima
"É um lugar que me sinto muito feliz. Com a Seleção também. Com o Flamengo, duas finais de Libertadores. É um estádio muito especial. Tem uma energia muito especial para nós. Forma lendas. Verdadeiras lendas, eternas para nosso clube. Estou realmente muito feliz de ter conquistado e aumentado a mística de Lima".
Homenagem aos "Garotos do Ninho"
"Preciso falar sobre os Garotos do Ninho, que faleceram em 2019. Não é coincidência depois que eles faleceram que o Flamengo começou a vencer tanto. Eu acredito em energia. Sei que esses meninos estão comigo. Um dos pais me manda mensagem, sinto que eles estão vivos dentro do clube e de mim. Gostaria de mandar um abraço para as famílias. É muito especial para mim".
Significado pessoal
"Significa muito para mim, minha esposa sabe. São muitas horas. O treinador é julgado pelo resultado. Como ganhamos, eu sou um fenômeno e o Abel não vale de nada. Mas as duas equipes são sólidas e isso é muito difícil. No final um sairia perdedor. Foi muito difícil chegar até aqui. Foram muitos sacríficos individuais e coletivos. Conseguimos. Estou ainda sem assimilar, foi muita tensão nesta semana".
Importância do AeroFla
"O AeroFla diz muito sobre a essência do torcedor rubro-negro e, agora, vamos isso novamente ver no trio. Estou desejando esse carinho dos torcedores para os jogadores porque eles merecem. Se esforçaram muito e que a gente possa viver esse momento de alegria, que eles vejam esse troféu maravilhoso. E que os torcedores do Flamengo continuem aumentando. O Zico diz que o torcedor é patrimônio do Flamengo".