Adeus de Senna, tetra e mais: o Brasil na última Série A do Remo

Azulino retorna à elite do futebol brasileiro após 31 anos

1994: Brasil vivia momento de glória e tristeza na última passagem do Remo na Série A
Foto: Reprodução
1994: Brasil vivia momento de glória e tristeza na última passagem do Remo na Série A

O Clube do Remo voltou à elite do futebol brasileiro neste domingo (23) ao vencer o Goiás, em Belém, em confronto válido pela 38ª rodada da Série B, resultado que encerrou um jejum de três décadas fora da primeira divisão nacional.

A última participação do time paraense na Série A havia sido em 1994, ano que marcou o futebol e o país em diferentes frentes. O acesso recoloca o Remo em um patamar que não ocupava desde um período de profundas transformações no Brasil.

Naquele ano, o país vivia a implementação do Plano Real, com o então presidente Itamar Franco no comando do Executivo e a eleição de Fernando Henrique Cardoso, em um momento de reorganização econômica após anos de hiperinflação.

No esporte, 1994 ficou marcado pela conquista do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, nos Estados Unidos. O título foi confirmado na final contra a Itália, decidida nos pênaltis após o erro de Roberto Baggio. A conquista liderada por nomes como Romário, Bebeto, Dunga e Taffarel encerrou um jejum de 24 anos sem títulos mundiais.

Mas o mesmo ano também foi marcado por um dos episódios mais trágicos da história do esporte brasileiro. Em 1º de maio de 1994, o piloto Ayrton Senna morreu após um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino , na Itália. A comoção nacional tomou conta do país, com milhões de brasileiros acompanhando o velório e o sepultamento em São Paulo.

Fora das pistas e dos gramados, o Brasil se despedia de Tom Jobim, um dos maiores nomes da música brasileira, que morreu em dezembro daquele ano, em Nova York. As novelas e o cinema também ajudavam a moldar o cotidiano do país, com produções que se tornaram referências culturais.

No cenário internacional, 1994 foi o ano da eleição de Nelson Mandela na África do Sul, encerrando oficialmente o apartheid, e de lançamentos marcantes no cinema, como “Forrest Gump” e “O Rei Leão”.