
O ex-jogador Richarlyson agitou as redes sociais nesta quarta-feira (19) ao comentar uma publicação feita pelo São Paulo contra a homofobia. Com um emoji, o comunicador esportivo dos canais Globo ironizou o posicionamento do Tricolor (confira abaixo).

O comunicado do São Paulo (leia na integra mais abaixo) foi emitido em razão da punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aos cânticos preconceituosos disparados por parte da torcida tricolor contra o Corinthians, em Majestoso disputado no primeiro turno do Brasileirão de 2025.
Bissexual declarado, o antigo meia Richarlyson sofreu discriminação nos tempos em que defendeu a camisa do clube paulista. Em maio deste ano, o ex-jogador, inclusive, comentou sobre o delicado assunto em entrevista ao podcast Boteco do Chula.
"A página do Instagram do São Paulo quase nunca me elogia, quase nunca me coloca na história do clube ou quase nunca fala no meu nome. Uma hora ou outra, quando é aniversário, que é protocolar, eles falam, mas nunca me deram o status que eu mereço, com toda a minha humildade. Eu sou campeão mundial e tricampeão brasileiro. É só ver quantos conseguiram isso no São Paulo." , disse, à ocasião.
Vale lembrar que a passagem de Richarlyson pelo Tricolor Paulista foi de sucesso, afinal, o jogador encerrou o ciclo como campeão mundial (2005) e tricampeão brasileiro (2006, 2007 e 2008).
Recentemente, em 2021, o ex-atleta chegou a ser incluido no Caminho dos Ídolos do São Paulo - uma espécie de "hall da fama" dos jogadores que vestiram a camisa do clube. Ele atuou pelo Tricolor entre 2005 e 2010, tendo disputado 244 partidas, anotando 12 gols.
Comunicado do São Paulo
Veja abaixo a nota oficial publicada pelo Tricolor Paulista contra a homofobia:
"O São Paulo Futebol Clube informa que formalizou, junto à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), transação disciplinar no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), em razão de supostos cânticos de teor homofóbico entoados por parte da torcida durante a partida contra o Corinthians, no MorumBIS.
O Clube reitera seu compromisso com o respeito, a diversidade e a inclusão no esporte, reforçando que manifestações discriminatórias de qualquer natureza não representam os valores da instituição nem de sua imensa torcida.
O São Paulo FC alerta, ainda, que episódios dessa natureza podem gerar punições desportivas mais severas, incluindo perda de mando de campo e outras sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
O futebol deve ser um ambiente plural, acolhedor e sensível às causas sociais, onde todas as pessoas possam celebrar o esporte com paixão e respeito mútuo. O Clube seguirá promovendo ações educativas e de conscientização para que o estádio continue sendo um espaço de convivência positiva e livre de qualquer forma de preconceito".