
O Rosário Central foi confirmado nesta quinta-feira (20) como o novo campeão da Liga Argentina
. A decisão da Federação Argentina de Futebol (AFA), porém, gerou polêmica no país, já que o título não existia no regulamento da competição.
O troféu foi dado ao Rosário Central, time que repatriou o campeão mundial Ángel Di María em julho deste ano, como uma forma de recompensar o time que teve mais pontos na tabela geral.
"Na reunião do Comitê Executivo de Liga Profissional de Futebol foi decidido por unanimidade instalar o título de “Campeão da Liga” para a equipe que acumulou mais pontos na Tabela Geral. Também por resolução do Comitê Executivo da LPF, foi decidido que RosarioCentral seja coroado campeão da Liga desta temporada de 2025. Estiveram presentes e receberam o troféu: o presidente Gonzalo Belloso, a vice-presidente Carolina Cristinziano, o treinador Ariel Holan e os jogadores de futebol Ángel Di María e Jorge Broun" , disse um comunicado oficial do perfil da Liga Argentina.
Como funciona (ou deveria funcionar) o campeonato:
Em 2025, o Campeonato Argentino decidiu abandonar o sistema direto de pontos corridos. A competição foi dividida em duas partes, sem rebaixamento, e com a presença de 30 times, contando com as copas Apertura, já conquistada pelo Platense, e Clausura, que está na fase oitavas de final. As 30 equipes foram divididas em dois grupos de 15, por meio de sorteio realizado pela federação.
A classificação para a Libertadores da América acontece através de títulos do Apertura, já confirmado pelo Platense, pelo futuro campeão do Clausura, pelo campeão da Copa da Argentina, conquistada pelo Independiente Rivadavia, e mais três vagas pela tabela geral.
Confrontos das oitavas de final do Clausura
Velez Sarsfield x Argentinos Juniors
Central Córdoba x San Lorenzo
Rosário Central x Estudiantes
Boca Juniors x Talleres
Deportivo Riestra x Barracas Central
Racing Club x River Plate
Unión Santa Fé x Gimnasia La Plata
Lanús x Tigre