
Na noite desta quarta-feira (19), Santos e Mirassol empataram por 1 a 1 na Vila Belmiro, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
. As atenções voltaram-se novamente a Neymar que, além do gol marcado, participou de muita polêmica no duelo paulista.
Uma das tretas do camisa 10 foi com Reinaldo, camisa 6 do Mirassol. Após ser derrubado por Neymar e sofrer pênalti, o lateral-esquerdo teve que ouvir tentativas de catimba do craque santista antes de executar a cobrança.
"Cava, cava", teria solicitado Neymar para Reinaldo, de acordo com o dublador Velloso. Após não receber nenhum retorno do lateral-esquerdo, o camisa 10 do Peixe gritou para que o goleiro Gabriel Brazão ficasse no meio. Apesar da catimba, Reinaldo não deu ouvidos e chutou no canto esquerdo do goleiro do Santos, empatando o duelo em 1 a 1.
Neymar também voltou a criticar durante a arbitragem. O alvo da vez foi Matheus Delgado Candançan, que foi revisar no VAR o pênalti cometido por Neymar em cima de Reinaldo. Após a decisão em assinalar a infração, o camisa 10 disse ao árbitro: "Em câmera lenta sempre é pênalti, você tem que ver a imagem na vida real, porque é muito rápido. Só mostrou em câmera lenta, só na câmera lenta. Em câmera lenta sempre é pênalti, não é a realidade do futebol. Mano, vocês são muito ruins" , disparou o craque santista.
Repercussão internacional
Os passos dados por Neymar na partida entre Santos e Mirassol, na Vila Belmiro, foram acompanhados de perto por veículos de imprensa da Europa . Do céu ao inferno, o camisa 10 abriu o placar para o Peixe, mas cometeu o pênalti que fez com que os visitantes empatassem o confronto em 1 a 1.
O Diário AS, da Espanha, destacou em sua manchete a seguinte frase: "Gol, falha e pesadelo", citando as ações cruciais de Neymar no duelo. O jornal afirmou, ainda, que a falha do camisa 10 em cometer o pênalti anulou todo o progesso construído ao longo do confronto.
Ainda na Espanha, o jornal Marca construiu a narrativa de Neymar contra o Mirassol como "de herói a vilão". A respeito do gol, o veículo recordou que o camisa 10 quebrou um jejum que já ultrapassava três meses, mas que individualmente algumas ações demonstraram sua falta de regularidade atualmente.
O jornal L'Équipe, da França, destacou a noite de Neymar na Vila Belmiro como "irregular". O veículo francês afirmou que o camisa 10 foi do alívio do gol à constante oscilação, que acabou culminando em um empate amargo dentro de casa para o Santos. O jornal ainda lembrou que o Santos segue ameaçado e com riscos de cair à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
O Santos tem um confronto direto na próxima segunda-feira (24), em jogo válido pela 35º rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe, que está na 16º posição, visita o Internacional, que no momento tem o mesmo número de pontos, e fica em 15° pelo critério de saldo de gols. O jogo acontecerá no Beira-Rio, às 21 horas (horário de Brasília).
Depois do Colorado, o Santos em casa o já rebaixado Sport, visita o Juventude, que ainda briga contra a queda no Brasileirão, e termina a competição diante do Cruzeiro, no dia 7 de dezembro, na Vila Belmiro.