
A Prefeitura do Rio vai montar uma megaoperação para realizar o AeroFla, evento que marcará o embarque do Flamengo rumo à final da Copa Libertadores, em Lima, capital do Peru . A expectativa é que a mobilização rubro-negra reúna mais de 10 mil torcedores, no dia 26 de novembro, com início no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, e término no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador .
Coordenada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), a ação contará com monitoramento em tempo real de todo o trajeto, por meio de 260 câmeras, drones e equipes de rua. Participam da operação órgãos como a CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Comlurb, além da Polícia Militar e da concessionária RioGaleão.

O percurso está previsto para começar às 14h (horário de Brasília), partindo da Estrada dos Bandeirantes, passando pela Avenida Salvador Allende, Avenida Embaixador Abelardo Bueno, Avenida Engenheiro Carlos Carvalho, Avenida Ayrton Senna, Linha Amarela, Linha Vermelha e Ponte Velha do Galeão, até o terminal de cargas do aeroporto, de onde a delegação seguirá para o embarque.
De acordo com o chefe-executivo do COR-Rio, Thiago Curvello, o trabalho é resultado de uma ampla integração entre secretarias municipais e forças de segurança.
“O AeroFla é uma demonstração da paixão da torcida, mas também representa um grande desafio operacional. Estamos trabalhando em conjunto com todos os órgãos da Prefeitura para garantir que o trajeto ocorra de forma segura e com o mínimo de impacto para a cidade” , afirmou Curvello.
Os bloqueios no trânsito devem começar cerca de uma hora e meia antes da saída da delegação. Haverá escolta e policiamento reforçado durante todo o deslocamento do ônibus oficial.
Esta será a quinta vez que o movimento de torcedores é monitorado pelo COR-Rio, que ainda fará uma nova reunião operacional na próxima semana com o objetivo de garantir a segurança das partes envolvidas e minimizar os impactos no trânsito durante a festa.
Final da Libertadores
A grande final da Copa Libertadores será realizada no dia 29 de novembro, às 18h (horário de Brasília), em jogo único, em Lima, no Peru. O Flamengo encara o rival Palmeiras para decidir quem chega ao tetracampeonato da competição.
Além do torneio internacional, os clubes disputal cabeça a cabeça a liderança do Campeonato Brasileiro . A programação de jogos do Brasileirão dos dois clubes precisou ser alterada pela CBF em função da grande decisão.