
A noite desta quinta-feira (30) foi especial aos palmeirenses espalhados pelo mundo. Um deles, em especial, é o atacante Endrick, que decidiu comemorar nas redes sociais a virada do Palmeiras diante da LDU pela Libertadores da América mandando um recado para os seus companheiros de Real Madrid.
Comentando uma publicação nas redes sociais, Endrick marcou Vinicius Júnior e o uruguaio Federico Valverde, craques do time espanhol, afirmando: "O Palmeiras é o time da virada! Eu avisei" .
Base forte
Assim como Endrick, um dos principais destaques do Palmeiras na partida de ontem também saiu das categorias de base do alviverde. O meia Allan foi ovacionado pelo torcedor do Verdão no Allianz Parque e recebeu uma chuva de elogios nas redes sociais. Com participação efetiva no primeiro gol, após uma assistência para Sosa, o jovem de 21 anos chamou a atenção por atrair a responsabilidade para si e ser um dos principais maestros do Palmeiras em campo.
O homem do jogo eleito pela Conmebol, porém, foi outro meia. O experiente Raphael Veiga foi lançado por Abel Ferreira aos 19 minutos do segundo tempo, quando o jogo ainda estava 2 a 0, e foi responsável por anotar dois gols e selar a classificação heroica do time paulista à final da Libertadores da América.
Lima ou Brasil?
Em entrevista à imprensa após o término do jogo no Allianz Parque, Samir Xaud, presidente da CBF, afirmou que pode trazer a decisão da competição para o Brasil.
"Podemos analisar a possibilidade de trazer a final para o Brasil, isso se os clubes tiverem interesse" , revelou Samir. Neste momento, a final da Libertadores segue no lugar acordado pela Conmebol: em Lima, na capital do Peru.
O ano no Peru não é dos melhores em termos políticos. O país vive um momento delicado, que contou, inclusive, com um impeachment relâmpago da ex-presidente Dina Boluarte, no começo deste mês. Dina assumiu o país em um cenário crítico, já que o antigo presidente, Pedro Castillo, havia sido preso e destituído.
Além da troca de governo, que foi assumido pelo deputado José Jerí, o país sofre com embates recentes entre grupos da Geração Z (jovens de 18 a 30 anos) em combates intensos e frequentes com a polícia local. Com o cenário, a Conmebol estudou retirar a final de Lima antes mesmo da confirmação de uma decisão brasileira, mas a ação não saiu do papel.
Na última semana, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, colocou o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, à disposição da Conmebol para a realização do evento.