
Pivô do polêmico Choque-Rei disputado no último domingo (5) por conta de marcações e decisões controversas ao longo do clássico paulista, o juiz Ramon Abatti Abel vem movimentando os debates esportivos nos últimos dias.
Alvo de fortes críticas, o árbitro catarinense, que é integrante do quadro da FIFA, já foi responsável por comandar um jogo do Real Madrid na Copa do Mundo de Clubes deste ano, além de já ter apitado partidas no “mundo árabe” e a final masculina das Olimpíadas de 2024, protagonizada por Espanha e França.
Ramon apitou o duelo entre Al-Hilal e Al Ettifaq, pela 4ª rodada da Liga Saudita, no dia 28 de agosto de 2023. O jogo terminou com vitória do time que Neymar pertencia à época, por 2 a 0, com gols de Malcom, ex-Corinthians e Salem Al-Dawsari para alegria do treinador do clube na ocasião, Jorge Jesus.
Ele voltou a arbitrar um confronto árabe este ano, na vitória por 1 a 0 do Al Jazira sobre o Al Sharjah, pela Arabian Gulf League 2025/26, em 22 de agosto.
Na final das Olimpiadas de 2024, foi o juiz escolhido para controlar o jogo masculino entre França e Espanha, quando os espanhóis levaram a melhor na prorrogação.
Na Copa do Mundo de Clubes, Ramon comandou a arbitragem em Real Madrid contra Pachuca, quando os merengues levaram a melhor.
O jogo, inclusive, precisou ser interrompido já na reta final, para o acionamento do protocolo anti-racismo da Fifa, após denúncia feita pelo zagueiro madridista Rudiger.
Críticas ao futebol brasileiro
Em áudio divulgado, na manhã desta quinta-feira pela CBF, a respeito das polêmicas do clássico paulista da 27ª rodada do Brasileirão, Ramon Abatti Abel desdenhou dos jogadores e criticou o futebol brasileiro.
As falas do juiz aconteceram durante a checagem da possível expulsão de Andreas Pereira, meia do Palmeiras, que deixou as travas da chuteira na canela de Marcos Antônio, atleta do São Paulo, em uma disputa pela bola no meio de campo.
"Ele (Andreas) pisa na bola e o jogador (Marcos Antônio) chuta embaixo a sola dele depois, tá", disse Ramon Abatti enquanto o lance estava sendo revisado pelo VAR.
Na sequência, o árbitro reclama do atacante do São Paulo Luciano. "Ah, Luciano, por favor! O Luciano reclama de ter nascido até. É impressionante" . Em seguida, Abatti se queixa: "Você vê o jeito que tá? Você vê o que é a complexidade que é apitar no futebol brasileiro? Não dá paz difícil, né" .