
Depois de ter sido derrotado por 2 a 0 pela LDU, na altitude de Quito, no Equador, nesta quinta-feira (18), o São Paulo vai precisar repetir uma espécie de 'feito raro' para avançar de fase na Libertadores, mirando alcançar as semifinais da competição.
Em toda a sua rica história no principal torneio do continente, ao longo de 23 participações, o Tricolor só conseguiu reverter uma derrota por dois gols na partida de ida e, portanto, avançar no jogo de volta na edição de 1993.
Na ocasião, em duelo pelas oitavas de final, o São Paulo foi superado por 2 a 0 pelo Newell’s Old Boys . No entanto, na segunda perna do confronto, deu Tricolor: 4 a 0 no Morumbi, diante de mais de 40 mil torcedores nas arquibancadas.
À época, a rivalidade entre o clube paulista e os argentinos estava em alta, afinal, haviam acabado de protagonizar a decisão da Libertadores de 1992, resultando no primeiro dos três títulos do São Paulo na competição.
Sob o comando do icônico Telê Santana, os gols do jogo, disputado em 14 de abril, foram anotados por Raí, duas vezes, Cafú e Dinho.
Já conseguiu
Na atual temporada, o São Paulo já conseguiu um resultado que o classificaria direto para as semifinais da Libertadores, após a derrota por 2 a 0 para a LDU .
Foi ainda pelo Campeonato Paulista, em 5 de fevereiro, na goleada contra o Mirassol, por 4 a 1. Os gols do Tricolor foram marcados por Oscar, Calleri, Enzo Díaz e André Silva.
Curiosamente, três dos quatro autores estão lesionados atualmente. O meio-campista é o que mais se aproxima de voltar aos gramados, ao contrário dos dois centroavantes, que ficam fora pelo restante da temporada.
Próximos jogos
As equipes voltam a se enfrentar pelo confronto de volta das quartas de final da Libertadores, na próxima quinta-feira (25), às 19h, no Morumbis.
Mas antes do duelo decisivo, o São Paulo terá o clássico contra o Santos no domingo (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será na Vila Belmiro, às 20h30.
Enquanto isso, a LDU também joga no domingo, contra o Universidad Católica-EQU, em casa, às 18h, pelo Campeonato Equatoriano.