
O Palmeiras inicia nesta quarta-feira (17) a decisão contra o River Plate por uma vaga na semifinal da Libertadores . O duelo é cercado de expectativas, pelo tamanho do jogo e a força das duas equipes, mas a forma como os clubes montaram seus elencos chama a atenção.
Enquanto o Verdão apostou em uma reformulação nesta temporada, com a chegada de 12 atletas, a ideia também foi rejuvenescer seu elenco. Tanto que a média de idade dos novos contratados fica em 25 anos. Já o River conta com um time de jogadores sul-americanos mais experientes e bem conhecidos do público que acompanha o futebol da América do Sul e europeu.
A escalação que a equipe argentina mandou a campo no duelo de volta contra o Libertad, nas oitavas de final da Libertadores, contava com nomes como Acuña, Enzo Pérez, Nacho Fernández e Juan Quintero. A média de idade dos onze iniciais foi de 31,3 anos.
Já o Palmeiras deve repetir a escalação que foi a campo na goleada contra o Internacional, no último final de semana. Com um grupo mais rejuvenescido, caso Abel Ferreira mantenha a mesma equipe, o Verdão terá um time com média de 27,7 anos.
Libertadores de 2020
O Verdão volta a encarar o River Plate depois do confronto histórico para os palmeirenses em 2020. Na ocasião, na semifinal da Libertadores daquele ano, o Palmeiras venceu por 3 a 0 na Argentina e, depois de muito sufoco e derrota por 2 a 0 no Allianz, o time paulista avançou para a final e acabou campeão daquela edição.
Curiosamente, os técnicos daquela noite no Allianz Parque são os mesmos: Abel permanece no Alviverde e Gallardo, depois de se aventurar no exterior, voltou ao comando do clube argentino.
Além disso, em seu atual elenco, o River conta com cinco jogadores que entraram em campo em São Paulo naquele dia: Armani, Montiel, Enzo Pérez, Nacho Fernández e Casco. Enquanto isso, o Palmeiras tem Weverton, Gustavo Gómez e Raphael Veiga.

Porém, se não fosse a reformulação feita pelo Verdão em 2025 , os paulistas poderiam ter mais jogadores em seu time que estiveram em campo na ocasião. No duelo de volta, Abel escalou o Palestra da seguinte forma: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Viña; Danilo, Zé Rafael e Gabriel Menino; Rony, Luiz Adriano e Gustavo Scarpa. Ainda entraram em campo Kuscevic, Luan, Raphael Veiga, Emerson Santos e Breno Lopes.
Assim, Marcos Rocha, Zé Rafael, Gabriel Menino e Rony são nomes que estiveram no Palmeiras até o final da última temporada. O quarteto, multicampeão, deixou o clube em 2025, no processo de reconstrução do elenco alviverde.