Pedra no sapato dos brasileiros, Racing vence Vélez fora de casa

Equipes argentinas definem uma vaga nas semifinais da Libertadores

Pedra no sapato dos brasileiros, Racing vence Vélez fora de casa
Foto: Reprodução / X - Libertadores
Pedra no sapato dos brasileiros, Racing vence Vélez fora de casa

Mesmo jogando fora de casa, o Racing derrotou o Vélez Sarsfield por 1 a 0 na noite desta terça-feira (16), no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, pela primeira partida do confronto válido pelas quartas de final da edição de 2025 da Libertadores.

Com um a mais desde o final do primeiro tempo, o time comandado pelo treinador Gustavo Costas abriu o placar aos oito minutos da segunda etapa, com Adrián Martínez. O clube mandante chegou a empatar, com Aaron Quirós, mas o gol foi anulado pelo VAR.

Com o resultado, a equipe de Avellaneda jogará por um empate no duelo de volta, que será disputado na próxima semana, no Estádio Presidente Perón, para avançar.

Para reverter a situação ainda no tempo normal, o Vélez Sarsfield precisará de uma vitória por dois ou mais gols. Um triunfo simples leva a decisão para as penalidades máximas.

Quem se classificar neste duelo enfrentará o vencedor do confronto entre Flamengo e Estudiantes de La Plata.  A primeira metade entre cariocas e platenses será disputada nesta quinta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília).

Carrasco dos brasileiros

Vencedor do duelo desta noite, o Racing tem sido uma verdadeira pedra no sapato dos times brasileiros em competições internacionais.

Apenas nesta década, a equipe já eliminou quatro brasileiros. Veja abaixo:

Flamengo - oitavas de final da Libertadores de 2020
Corinthians - semifinal da Sul-Americana de 2024
Cruzeiro - final da Sul-Americana de 2024
Botafogo - Recopa Sul-Americana de 2025

Situação dos times

Na fase anterior, o Vélez Sarsfield superou uma equipe brasileira para chegar às quartas de final. Após um 0 a 0 terrível na ida,  o clube de Liniers derrotou o Fortaleza por 2 a 0, no Estádio José Amalfitani, para se classificar.

Já o Racing protagonizou um dos melhores confrontos dos últimos tempos na Libertadores nas oitavas de final. O time de Avellaneda foi derrotado na ida pelo Peñarol, por 1 a 0, mas reverteu a desvantagem na volta, no Presidente Perón, com uma vitória por 3 a 1.

Os clubes vivem momentos muito diferentes no Campeonato Argentino. O Vélez Sarsfield teve um ótimo início de Clausura (espécie de segundo turno), e está na terceira posição do Grupo B, com 15 pontos conquistados em oito partidas disputadas.

O Racing não consegue repetir o bom desempenho exibido no Apertura (primeiro turno), ocupando a penúltima posição do Grupo A, com apenas sete pontos somados no mesmo período.

Jogo de volta e próximas partidas

O jogo de volta das quartas de final da Libertadores entre Vélez Sarsfield e Racing acontecerá na próxima terça-feira (23), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda.

Antes disso, as equipes entram em campo pela nona rodada do Clausura (segundo turno do Campeonato Argentino) na próxima sexta-feira (19).

Às 19h, o Racing visitará o Huracán no Estádio Tomás Adolfo Ducó. 15 minutos depois, é a vez do Vélez enfrentar o San Martín de San Juan no Estádio Hilario Sánchez Rodríguez.