Desafio dos técnicos: entenda como funciona o "novo" VAR

Federação Paulista de Futebol implementará o teste do modelo

Desafio dos técnicos: entenda como funciona o 'novo' VAR
Foto: Divulgação / FPF
Desafio dos técnicos: entenda como funciona o 'novo' VAR

Conhecida por suas tentativas de inovações ao jogo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) promoverá mais uma delas na atual temporada. A entidade anunciou na tarde desta segunda-feira (15), que a reta final da Copa Paulista deste ano terá o Vídeo Suporte ao Futebol (FVS, Football Video Support em inglês).

As semifinais do torneio (XV de Piracicaba x Comercial de Ribeirão Preto e Primavera x Grêmio Prudente) contarão com o novo modelo. A grande final também receberá a mudança.

Como funciona a tecnologia

Cada técnico terá o direito de convocar o juiz para uma análise de vídeo duas vezes por jogo. Em caso de acerto do treinador, ele mantém o direito de chamar o juiz na partida.

O "desafio", como é chamado, só pode ser utilizado em quatro situações, as mesmas previstas pelo modelo atual do VAR: lances envolvendo gol, pênalti, cartão vermelho e confusão de jogadores no momento da aplicação de um cartão.

Para chamar o juiz, o treinador fará o gesto de girar o dedo no ar, e em seguida, entregará ao quarto árbitro, que fica localizado ao lado dos bancos, um cartão específico.

Como atualmente, o dono do apito será o único responsável pela decisão após a revisão na cabine de vídeo. Caso ele confirme o que foi dado em campo, o técnico perderá seu desafio.


Inovações

A Federação Paulista de Futebol tem um vasto histórico de tentativas de inovações no futebol. Entre 2000 e 2001, a entidade testou o uso de dois árbitros simultâneos em campo. Recentemente, o uso do impedimento semiautomático foi trazido ao Brasil pela primeira vez no Paulistão.

Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da FPF, reforçou a identidade do órgão.

"Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da FIFA, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial”, disse Reinaldo.