
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em 2020 e, desde então, vem construindo uma passagem vitoriosa pelo Verdão e entrou para a história do clube. Trabalho que gerou reconhecimento de uma figura especial do futebol português: José Mourinho .
Treinador de grande carreira na Europa, ele é uma das referências de técnicos nascidos em Portugal. O Special One, como é conhecido, comandou grandes clubes do mundo, como Real Madrid, Chelsea e Inter de Milão.
Atualmente no Fenerbahçe, da Turquia, Mourinho, em entrevista ao canal do Youtube, SportyNet, comentou sobre Abel Ferreira . O português afirmou que o palmeirense é a referência entre os lusitanos que passaram pelo Brasil e que ele faz uma coisa que muitos técnicos não fazem: continuar após conquistar muito por um clube.
“Abel é, obviamente, a grande referência. Jesus e Arthur Jorge também ganharam a Libertadores, por exemplo, mas Abel ganhou a Libertadores e o Brasileirão. Ele está há 5 anos e faz uma coisa que é difícil, que normalmente os treinadores não fazem, que depois de ganhar muito, é hora de fugir. E ele não tem fugido, ele tem continuado. Percebe-se também a empatia entre ele e a presidente, mas acabam sempre por vender jogadores e formam outros, encontram outras soluções e têm sido realmente brilhantes” , disse o treinador português.
O elogio a Abel vem de uma figura especial para o comandante palmeirense, uma vez que ele já afirmou que José Mourinho é sua maior referência entre os treinadores portugueses.
Passagem pelo Palmeiras
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em 2020, após passagem pelo PAOK, da Grécia. Multicampeão pelo clube paulista, ele, ao lado de Oswaldo Brandão, é o treinador que mais taças levantaram na história do Verdão, com 10.
Ao todo, o comandante português já conquistou 3 Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), 2 Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023), 2 Libertadores (2020 e 2021), 1 Copa do Brasil (2020), 1 Supercopa do Brasil (2023) e 1 Recopa Sul-Americana (2022).
Além disso, se depender de Leila Pereira, Abel Ferreira permanecerá no Palmeiras até 2027, fim do mandato da dirigente. A presidente alviverde já deixou claro seu desejo de renovar com o técnico, que tem contrato com o Verdão até o final deste ano.