
Enquanto alguns torcedores rivais debatem sobre quem fez o mosaico mais bonito, outros preferem criticar esse tipo de manifestação nas arquibancadas dos estádios. A discussão nas redes sociais esquentou após a rodada das oitavas de final da Copa Libertadores da América .
Os mosaicos se tornaram mais comuns entre as torcidas do Rio de Janeiro. Para demonstrar quem tem mais engajamento e presença de público, os torcedores dos clubes cariocas preparam cenários diferentes a cada jogo decisivo. Nesta primeira série de mata-mata da competição sul-americana, Flamengo e Botafogo, que jogaram em casa, proporcionaram mais uma vez esse tipo de festa nas arquibancadas.
Nesse cenário, o desejo de se sentir superior ao rival ultrapassou os limites das quatro linhas nas provocações após a partidas. Para a torcida, não basta ter os melhores jogadores, ou o time mais entrosado. Agora, o debate, também, é sobre quem promove o mosaico mais criativo, ou inovador.
Contra o Internacional, na última quarta-feira (13), o Flamengo foi recebido pela torcida, no Maracanã, com um mosaico que mostrava a Taça Libertadores em meio às cores rubro-negras.
Contudo, no dia sequinte, os torcedores do Botafogo, na partida contra a LDU, do Equador, no estádio Nilton Santos , fizeram diferente e recepcionaram a equipe com um mosaico em movimento. Houve, inclusive, uma campanha na internet para ensinar a torcida.
Veja
po isso ficou ABSURDO!!!!!! pic.twitter.com/QYyKifALdm
— 𝖗𝖆𝖋𝖆 𝖒𝖔𝖗𝖆𝖊𝖘 (@rafamoraes29_) August 15, 2025
Diante disso, a discussão nas redes sociais mais uma vez girou em torno de quem tinha feito a melhor festa.
Veja
Boa noite. O mosaico do flamengo e o melhor mosaico do Brasil. pic.twitter.com/kEoWIHlRlq
— elleeeeeen★彡 (@busnelloBfr) August 14, 2025
Cultura de arquibancada?
Contudo, muitos perfis nas redes sociais preferem não embarcar na polêmica de quem promove a melhor recepção aos jogadores. Pelo contrário: criticam esse tipo de festa.
Diversos torcedores não acreditam que os mosaicos fazem parte da cultura de arquibancada do futebol brasileiro e sentem falta de bandeiras, fumaça e papel picado.
Veja reações
Continuo achando mosaico uma coisa brega e sem criatividade nenhuma. Mó saudade de papel higiênico voando, papel picado, balão branco, sinalizadores, bandeira pra caralho
— Thiago Felix (@mxth33) August 14, 2025
Posso falar?
— Lukinhas 🇹🇹 (@llucasbahia_) August 15, 2025
Mosaico é bonito, mas superestimado.
Sou muito mais festa com bandeiras, fumaça e papel picado pic.twitter.com/0nPdzz2C2S
Diante dos duelos dentro e fora de campo, uma coisa é certa: a rivalidade segue quente entre os torcedores dos clubes brasileiros.