
Depois de ser demitido do Botafogo há pouco mais de duas semanas, no último dia 29, Renato Paiva se manifestou nesta segunda-feira e ironizou a tática adotada pelo Chelsea na final do Mundial de Clubes contra o PSG, na qual o clube inglês se sagrou campeão, neste domingo.
Renato Paiva, ex-treinador do Botafogo em seu story do Instagram.
📷Divulgação pic.twitter.com/hEQWPLVXMc— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 14, 2025
“Chelsea jogando com 3 volantes e um 10 de falso ponta que com bola jogava por dentro no corredor central! Mas pode???”, publicou o técnico português, em seu story no Instagram, sobre um post que ilustrava a o esquema de jogo usado pelos Blues.
O tom irônico adotado por Renato Paiva fez alusão às críticas que recebeu após ser eliminado pelo Palmeiras nas oitavas de final do torneio interclubes da Fifa.
Na ocasião, o treinador foi apontado como responsável pela queda diante do Verdão, muito por conta da tática que escolheu para ir à campo naquele dia.
John Textor
Depois de demitir Renato Paiva, o dirigente norte-americano justificou a decisão .
"Ele quebrou seus próprios princípios, não seguiu o plano. Ele é um treinador de estilo posicional, muito bom em educar os jogadores, e os torcedores ficaram irritados com a forma como jogamos. Deveríamos ter vencido Atlético de Madrid e Palmeiras, somos melhores do que o Palmeiras aliás. Ele quebrou seus próprios princípios", disse Textor em entrevista à rádio britânica "TalkSPORT", na última quinta-feira (10).
"Perguntei a ele qual foi o melhor jogo da sua carreira e ele respondeu PSG. Depois, perguntei qual foi o melhor jogo da minha carreira, e eu disse PSG. Eu disse que (nas oitavas) não era o PSG, era o Palmeiras. Palmeiras não é o PSG. 'É hora de jogar futebol, vão lá e acabe com eles'. O que aconteceu? Ficamos recuados e vimos o adversário avançar. Em 10 jogos, ele estava ficando cada vez mais defensivo e, quando você quebra os seus princípios, você tem que sair", explicou o dirigente.
Retrospecto
Contratado pelo Botafogo em fevereiro deste ano, Renato Paiva esteve à frente do Glorioso em 23 partidas, registrando 12 vitórias, três empates e oito derrotas.