
Neymar Pai concedeu entrevista na zona mista após a derrota do Santos para o Red Bull Leipzig, em amistoso disputado na cidade de Bragança Paulista. Ao comentar sobre a possibilidade de renovação do camisa 10, o pai do craque abriu o jogo sobre o retorno do jogador ao Brasil e questionou se o clube conseguiria mantê-lo por um longo período.
"Nós estamos demasiadamente felizes em estar de volta, em estar no clube que é da nossa família, no clube que meu filho despontou no futebol. Estamos tranquilos quanto a isso. Não resolvemos nada, porque o contrato do Neymar termina e não foi discutida ainda a renovação, porque a renovação depende de vários fatores", disse.
"Primeiro a gente vai concluir o contrato que o Neymar tem com o Santos, que termina em 30 junho. Em 30 de junho todo mundo vai saber se a gente vai continuar", continuou.
"É aguardar junho, com o término do contrato do Neymar, a gente vai ver o que a gente vai fazer. A gente está muito feliz o que está acontecendo com ele, da recuperação, hoje conseguimos fazer 45 minutos. O Neymar está forte, a gente está feliz com o que está acontecendo. Agora é pensar neste momento, aproveitar isso, ajudar o Santos dentro de campo e ajudar o Santos fora de campo", afirmou o pai de Neymar.
Riscos no retorno?
"A gente não poderia levar esse risco para o Santos. Eu poderia muito bem falar assim 'eu quero contrato de três anos' e eu jogaria toda a responsabilidade para o Santos e o Santos estaria devendo contrato de três anos para mim. A gente não veio para isso, a gente veio demonstrar uma solidariedade ao Santos naquele momento", comentou.
"O Santos precisava de ajuda, de um impacto positivo, para trazer apoiadores, patrocinadores. Foi o que aconteceu. E o Neymar, junto com o Santos, se restabelecer aqui. O risco ficou todo para nós. E ficou tudo para o Neymar. E se o Neymar não se recuperar? O que a gente vai fazer com o segundo semestre dele? Olha os riscos que estamos correndo", pontuou.
Ao falar sobre a possibilidade de renovação, o pai do astro questionou se o Santos teria condições para tal.

"Os fatores de renovação... O Santos vai querer? Se eu estou falando para você que os riscos são nossos e que o contrato acaba em 30 de junho, o Santos tem toda a liberdade de aceitar o Neymar ou não. De dizer se quer renovar ou não. Qual é a renovação? O Santos tem condição de abrigar o Neymar e de continuar com o Neymar até o final?", questionou.
"Esses cinco meses, tudo bem, a gente fez de tudo para ajudar o Santos a que não onerasse o clube, e fizemos nossa parte. Pelo contrário, trouxemos receita para o Santos. Não oneramos o clube. Por mais que as pessoas falem 'quanto custou o salário do Neymar', você tenha certeza que nós conseguimos fazer com que não onerasse o clube. Pelo contrário, a gente trouxe e visibilidade e receita para o clube", afirmou.
"Agora cabe ao Santos administrar isso, não somos nós que vamos administrar isso. Eu não faço parte da administração financeira do Santos. O Santos tem sua responsabilidade financeira e tem que ver como vai fazer isso. Se o Santos tem dívida e paga essas receitas com o que a gente está colocando, é outro problema", continuou.
"Agora a gente precisa saber se o Santos tem estrutura para abrigar o Neymar. Não parte da gente dizer se a gente tem suficiência para isso. Agora o Neymar tem mercado? Tem mercado", frisou Neymar Pai.
Lesões
Ainda na zona mista, o pai de Neymar também comentou sobre as recorrentes lesões do camisa 10. Contextualizando a situação, ele explicou que a carreira do jogador nunca foi marcada por lesões musculares, mas sempre por "traumas, impactos, choques e empurrões", e que agora os problemas musculares apareciam devido ao tempo em que o craque ficou parado para se recuperar da grave lesão no joelho.
Até o momento, são apenas 11 jogos oficiais disputados pelo Santos neste retorno. Neymar marcou 3 gols e deu 3 assistências neste período. No amistoso frente ao RB Leipzig, o camisa 10 foi titular, mas não balançou as redes.
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.