Carnaval: relembre atletas que foram homenageados na avenida

Diversas personalidades esportivas já foram reverenciadas pelas escolas de samba

Ídolos homenageados

Carnaval e esporte são duas paixões que mexem com o povo brasileiro. Nada mais natural, então, do que grandes atletas nacionais serem homenageados nos desfiles. Relembre a seguir alguns esportistas que foram reverenciados pelas escolas de samba na avenida.

Reprodução / Instagram

Ronaldo Fenômeno

Ícone do futebol mundial e com passagem marcante pelo Corinthians, Ronaldo virou samba-enredo da Gaviões da Fiel em 2014. O tema levado pela escola no carnaval paulista foi "R9 - O voo real do Fenômeno".

Foto%3A ADRIAN DENNIS | AFP via Getty Images

Pelé e Neymar

Pelé e Neymar também já foram lembrados. Em 2016, a Grande Rio reverenciou os craques em seu samba-enredo, que falava sobre a cidade de Santos. A letra trazia o seguinte trecho: "Majestade é nosso Rei Pelé, cavalheiro da paz, magia. Na corte tem Neymar, ousadia e alegria".

Reprodução / Instagram

Ayrton Senna

O eterno ídolo da Fórmula 1 também foi homenageado. Em 2014, ano em que completou duas décadas da morte de Ayrton Senna, a Unidos da Tijuca decidiu reverenciá-lo. A escola, inclusive, foi a grande campeã daquele carnaval.

JEAN-LOUP GAUTREAU / AFP

Nilton Santos

Um dos maiores jogadores da história do Botafogo, Nilton Santos foi tema da Vila Isabel em 2002, com o enredo "O Glorioso Nilton Santos - Sua Bola, Sua Vida, Nossa Vila...".

Reprodução / Twitter Botafogo

Zico

Ídolo máximo do Flamengo, Zico foi outro a ser contemplado no Carnaval. Em 2014, a Imperatriz Leopoldinense contou a história do craque por meio do samba-enredo "Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz".

Reprodução / Instagram

Barbosa

O ex-goleiro Moacyr Barbosa, ídolo do Vasco, recebeu uma homenagem do Salgueiro, em 2022. Naquele ano, a escola teve como tema "Resistência e Negritude", e aproveitou para lembrar do ex-atleta.

Reprodução / Wikipedia

Veja mais Top Stories