
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu o ex-juiz Wilson Luiz Seneme da presidência da Comissão de Arbitragem da entidade na tarde desta quinta-feira (13).
O ex-árbitro comandava o órgão desde 2022, após cinco anos e meio no direção da arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Para substituir Wilson, a CBF montou um comitê com diversos ex-profissionais, que será coordenado por Rodrigo Cintra.
Veja abaixo o comunicado oficial da CBF na íntegra:
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (13) a nova estrutura da Comissão de Arbitragem da entidade. A partir de agora, um Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais vai atuar em conjunto com a Comissão com a finalidade de aprimorar a arbitragem nacional e reduzir o número de decisões equivocadas nos jogos de futebol.
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais é formado pelo italiano Nicola Rizolli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, o argentino Nestor Pitana, árbitro da final da Copa do Mundo de 2018, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que trabalhou nas Copas de 2014 e 2018, também com larga experiência mundo afora.
Já a Comissão de Arbitragem da CBF será gerida por uma equipe técnica multidisciplinar, coordenada por Rodrigo Cintra e que contará com outros nomes de peso, como Luís Flávio Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
“É um projeto que com certeza vai trazer frutos para a transparência, dentro e fora de campo da arbitragem nacional. Queremos avançar para que o futebol seja cada vez mais alegre, disciplinado e purificado”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais estará em contato diário com a Comissão de Arbitragem analisando lances polêmicos, aqueles que suscitem dúvidas, e, ao analisá-los, os três integrantes do Comitê terão poder de voto, a fim de direcionar decisões da Comissão de Arbitragem.
Outras novidades anunciadas pela CBF nesta quinta dizem respeito a criação da Escola Nacional de Arbitragem e a elaboração de um ranking nacional de arbitragem, iniciativas que já estarão vigentes neste semestre.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.