Santos: Gil venceu todos duelos aéreos contra o Novorizontino

Zagueiro de 37 anos foi titular pela primeira vez na temporada

Gil voltou a ser titular no Santos
Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Gil voltou a ser titular no Santos

O zagueiro Gil voltou ao time titular do Santos no empate por 0 a 0 com o Novorizontino, neste domingo (10), pelo Campeonato Paulista. Foi a primeira vez que o defensor iniciou uma partida sob o comando do técnico Pedro Caixinha e conseguiu se destacar em uma fator negativo da equipe na temporada. 

De acordo com números do "Sofascore", aplicativo especializado em estatísticas, Gil registrou três cortes, um chute bloqueado e dois desarmes. Nos duelos pelo chão, venceu dois dos três disputados, enquanto no jogo aéreo levou a melhor em todas as quatro disputas. Além disso, acertou 90% dos passes e não sofreu dribles.

Show Player

O camisa 4 do Santos não atuou nos primeiros jogos por opção do treinador português, que apostou em Zé Ivaldo, João Basso, Luan Peres e Luisão. Sua estreia na temporada aconteceu no empate em 1 a 1 contra o Botafogo-SP, quando entrou aos 32 minutos do segundo tempo. Diante do Novorizontino, porém, foi titular.

Após sofrer 11 gols nos primeiros oito jogos da temporada, o Santos conseguiu manter a defesa intacta contra o Novorizontino, o que rendeu elogios de Caixinha.

“Nós controlamos muito melhor o espaço aéreo. Controlarmos também muito em termos daquilo que foi a bola parada. Da bola parada, muito provavelmente o adversário, apesar de ter ganhado algumas primeiras bolas, já não o fez com tanta claridade. Tinha sempre ali alguém na disputa dessa primeira bola, e os laterais também deram o seu apoio em termos daquilo que foi, não só fechar os passos interiores, como também do balanço. Gostei da forma como a equipe, em determinados momentos, fez o balanço mais alto. Quando o nosso lateral pode ir pressionar mais à frente o lateral contrário e toda a nossa linha defensiva fazer esse balanço para o lado da bola. Isso também gostei, e por intervenção do Brazão também, como foi um jogo onde foram-se também, uma exceção de uma bola muito difícil para a direita, mas teve sempre muito bem no caminho da bola e a tapar o gol. E ditam então que era o resultado, que era a primeira vez que tivemos ficado sem sofrer gol”, disse Pedro Caixinha.

O próximo jogo do Santos será contra o Corinthians, na Neo Química Arena. O Peixe está na terceira colocação o Grupo B com nove pontos. O Guarani é líder da chave com 10.