O Santos anunciou nesta segunda-feira (24) a contratação do técnico português Pedro Caixinha. A chegada do treinador pode abrir caminho para um reencontro que promete mexer com a torcida santista: Alfredo Morelos, atacante com quem Caixinha trabalhou no Rangers, da Escócia, em 2017.
Durante os cinco meses em que estiveram juntos no clube escocês, Morelos, que havia acabado de chegar ao time, teve um desempenho notável. Em 15 jogos sob o comando de Caixinha, o atacante marcou oito gols e deu uma assistência, consolidando-se como uma peça importante do ataque.
O trabalho da dupla foi interrompido devido a uma sequência de resultados negativos que culminou na demissão do treinador. Agora, no Santos, há expectativa sobre a possibilidade de um reencontro entre Caixinha e Morelos, que pode trazer uma nova dinâmica ao time.
Carreira de Morelos
Nascido em Cereté, na Colômbia, Morelos foi revelado como uma das grandes joias do Independiente Medellín e fez sua primeira estreia como profissional em 2014. Dois anos depois, o atacante foi transferido para o HJK Helsinki, da Finlândia, e teve impacto imediato.
Em apenas um ano e meio, o colombiano anotou 50 gols em 68 jogos disputados, levantando as taças do Campeonato Finlandês e da Copa da Finlândia, além de ser eleito o atacante do ano no país em 2016.
O destaque foi tanto que Morelos foi contratado a peso de ouro pelo Rangers em junho de 2017. E o alto investimento foi justificado rapidamente. Ao longo de seis anos, o atacante marcou 125 gols e distribuiu 32 assistências em 269 jogos disputados, sendo campeão escocês e da copa nacional. Além disso, o atleta é o terceiro maior artilheiro da história da Liga Europa, balançando as redes 32 vezes.
Pela seleção da Colômbia, Alfredo Morelos disputou a última edição da Copa América, em 2021. Ele tem 11 jogos e um gol marcado defendendo a camisa do país.
Morelos no Santos
Apesar das expectativas, o atacante não conseguiu repetir o bom desempenho no Santos. Em 20 jogos pelo clube, marcou apenas quatro gols e fez parte do elenco que acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Em julho deste ano, o Santos anunciou o empréstimo de Morelos ao Atlético Nacional, da Colômbia, até o final da temporada. Na equipe colombiana, o jogador reencontrou sua melhor forma: disputou 28 partidas, marcou 12 gols e deu duas assistências, sendo peça-chave nas conquistas da Liga Clausura e da Copa Colômbia.
Apesar do sucesso, por conta dos graves problemas financeiros, o Atlético Nacional ainda não sabe se conseguir manter o jogador. O Santos deve ouvir ao técnico Pedro Caixinha para entender o desejo de contar com Morelos ou não.
Veja abaixo o desempenho de Morelos com Caixinha no comando do Rangers:
Rangers 1x0 Niederkom – Jogou 13 minutos
Niederkom 0x2 - Jogou 45 minutos
Motherwl 1x2 – Rangers – Jogou 7 minutos
Rangers 6x0 Dunfermline – Jogou 90 minutos e marcou dois gols
Rangers 2x3 Hibernian – Jogou 65 minutos e marcou um gol
Rangers 0x0 Hearts – Jogou 90 minutos
Ross Country 1x3 Rangers – Jogou 81 minutos e marcou dois gols
Rangers 4x1 Dundee – Jogou 90 minutos e marcou dois gols
Partick 1x3 Rangers – Jogou 90 minutos
Partick 2x2 Rangers – Jogou 90 minutos e marcou um gol
Rangers 0x2 Celtic – Jogou 90 minutos
Hamilton 1x4 Rangers – Jogou 74 minutos
Johnstone 0x3 Rangers – Jogou 90 minutos
Rangers 0x2 Motherwell – Jogou 90 minutos
Rangers 1x1 Kilmarnock – Jogou 77 minutos e deu uma assitência