Um dos maiores ídolos da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, Dudu assinou sua rescisão contratual nesta quinta-feira (12), e deixa o Alviverde após 10 temporadas no clube.
Conhecido por passagens por Grêmio e Cruzeiro, o atacante chegou ao Verdão em janeiro de 2015, vindo do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, em uma transferência avaliada em 3 milhões de euros (na época, cerca de R$ 9,5 milhões).
Para contratar o atleta, a diretoria do Palmeiras, liderada pelo ex-presidente Paulo Nobre, teve que desbancar propostas de São Paulo e Corinthians, o que resultou em uma identificação imediata da torcida com o jogador.
Primeiro título
Já em sua primeira temporada, Dudu foi peça chave na conquista da Copa do Brasil, marcando dois gols no jogo de volta da grande final, contra o Santos, no Allianz Parque.
O título sobre o rival paulista recolocou o Palmeiras na Copa Libertadores após três anos, mas o time da Barra Funda não conseguia avançar na competição continental. Já no Brasileirão, a equipe quebrou uma seca de 22 anos em 2016, e voltou a conquistar o troféu em 2018.
Em junho de 2020, em meio a uma acusação de agressão feita por Mallu Ohana, sua ex-esposa, Dudu foi emprestado ao Al-Duhail, do Catar. O jogador foi inocentado pela Justiça em janeiro do ano seguinte, e retornou ao clube em julho.
Glória eterna
Durante o período emprestado, o ponta perdeu a reta final da Libertadores de 2020, vencida pelo Palmeiras, no entanto, ainda é considerado campeão, pois atuou em duas partidas da fase de grupos.
O primeiro gol de Dudu em seu retorno foi marcado nas quartas de final do torneio em 2021, contra o São Paulo. O atacante voltou a balançar as redes na semifinal, contra o Atlético-MG, fazendo o gol da classificação à final, onde o Alviverde derrotaria o Flamengo para conquistar o terceiro título.
Lesões, polêmicas e saída
Sem conseguir repetir o sucesso obtido na América do Sul, o Palmeiras voltou a vencer o Brasileirão, sendo campeão em 2022 e 2023. No entanto, o “Baixola” perdeu o protagonismo que tinha durante as conquistas, sofrendo inclusive uma grave lesão no joelho em 2023.
Perto de seu retorno aos gramados, um acerto do atleta com o Cruzeiro, time em que foi revelado, foi divulgado pela Raposa, o que revoltou a presidente Leila Pereira, fazendo com que Dudu perdesse ainda mais espaço.
Números
Ao todo, o atacante 88 gols marcados e 97 assistências em 452 partidas disputadas pelo Palmeiras, além das conquistas de 12 títulos, recorde da história do clube, compartilhado por sete jogadores.
Veja abaixo todos os títulos de Dudu com a camisa do Palmeiras:
2 Copas Libertadores da América (2020 e 2021)
4 Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023)
2 Copas do Brasil (2015 e 2020)
3 Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023)
1 Recopa Sul-Americana (2022)
1 Supercopa do Brasil (2023)
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.