Fortemente disputado nas duas pontas da tabela, o Brasileirão 2024 reserva emoções para as rodadas finais. Com Atlético-GO e Cuiabá já rebaixados, grandes clubes da Série A como Fluminense, Grêmio e Athletico-PR ainda lutam para fugir do Z-4.
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), o número de pontos necessários para escapar de vez do rebaixamento pode ser 44. Atualmente, o clube que alcançar essa marca tem probabilidade de apenas 2,7% de risco de rebaixamento, atingindo 47 pontos, o risco acaba.
Veja a seguir os cenários para as equipes escaparem do rebaixamento:
Fluminense: para alcançar os 44 pontos, a equipe de Mano Menezes precisa de 5 pontos nas últimas três rodadas. Com uma pontuação abaixo, dependerá de rivais.
Somando quatro pontos o Flu precisaria que Vitória e Athletico permanecessem zerados, que o Juventude não faça dois pontos, o Grêmio não faça três pontos, o Cricíuma não alcance seis pontos e o RB Bragantino não some sete pontos.
Com três pontos somados, o Fluminense torceria para que o Juventude ficasse zerado, o Grêmio não some dois pontos, o Criciúma não faça cinco pontos e o RB Bragantino não faça seis pontos.
Caso some apenas dois pontos, o Tricolor das Laranjeiras precisaria que o Grêmio não somasse pontos, que o Criciúma não fizesse quatro pontos e o RB Bragantino não fizesse cinco pontos. Num último cenário, se o Flu somar apenas um ponto, precisaria que o Criciúma não conseguisse três pontos e o RB Bragantino quatro pontos.
Grêmio: precisa de três pontos para alcançar o 'número mágico'. Menos que isso, torce contra os adversários.
Somando dois pontos, precisaria que o Juventude não faça dois pontos, o Athletico não some três pontos, o Fluminense não conquiste cinco pontos, o Criciúma não alcance seis pontos e o RB Bragantino não chege aos sete pontos nos nove em disputa.
Caso consiga apenas um ponto, o Grêmio precisa que o Athletico fique zerado, que o Fluminense não faça três pontos, que o Criciúma não conquiste quatro pontos e o RB Bragantino não consiga cinco pontos.
Athletico: o Furacão precisa de apenas três pontos para alcançar os 44 pontos que garantiriam a permanência na elite do futebol brasileiro.
Conseguindo apenas dois pontos, o CAP precisa que o Vitória fique sem somar pontos, que o Juventude não faça dois pontos, que o Grêmio não some três pontos, que o Fluminense não alcance cinco pontos, que o Criciúma não chegue a seis pontos e que o RB Bragantino não some sete pontos.
Caso conquiste apenas um ponto, o Furacão torceria para que o Juventude ficasse zerado, que o Grêmio não faça dois pontos, que o Fluminense não some quatro pontos, que o Criciúma não alcance cinco pontos e que o Bragantino não faça seis pontos.
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.