Atacante coreano, estrelas e 'ajuda' do São Paulo: curiosidades no acesso do Mirassol

Equipe vai disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história

Mirassol venceu a Chapecoense e confirmou o acesso para Série A
Foto: (Foto: Pedro Zacchi/Agência Mirassol)
Mirassol venceu a Chapecoense e confirmou o acesso para Série A

A noite deste domingo (24) entrou para história na cidade de Mirassol,  município do estado de São Paulo que fica a 477 km da capital paulista e a 15 km de São José do Rio Preto. O time local  venceu a Chapecoense em casa por 1 a 0 e garantiu vaga na Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história.

O clube foi fundado em novembro de 1925, inicialmente para representar a cidade em partidas amistosos e torneios da região. A profissionalização do Mirassol surgiu apenas em 1951, quando disputou a segunda divisão do Paulistão.

Show Player

Cidade com pouco mais de 60 mil habitantes

Entre as curiosidades do novo clube da primeira divisão do Brasileirão está na população da cidade sede. O IBGE divulgou em 2022 que Mirassol possui cerca de 63.337 habitantes, ou seja, população menor do que a capacidade dos estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro, Morumbis, em São Paulo, e Arena Castelão, no Ceará.

Para efeito de comparação, o Flamengo decidiu a final da Copa do Brasil com o Atlético-MG neste ano. O primeiro jogo da final foi realizado no dia 3 de novembro, no estádio do Maracanã, que recebeu um público de 67.459 presentes, superior a população de Mirassol.

Jogadores de Seleção

Para conseguir o acesso, o Mirassol investiu em jogadores conhecidos no futebol brasileiro, como Vanderlei, goleiro ex-Santos, Grêmio e Vasco; Léo Gamalho, ex-Internacional e Botafogo; e Thomazella, arqueiro que rodou pelo interior de São Paulo.

Mas, além desses nomes, a equipe investiu em nomes com passagens pela Seleção Brasileira. O goleiro Alex Muralha, por exemplo, é o rosto mais conhecido da equipe. O arqueiro, à época no Flamengo, foi convocado em três oportunidades pelo técnico Tite para o Brasil na disputa das Eliminatórias da Copa.

Muralha chegou ao clube em 2023, assumiu a titularidade e disputou 46 jogos no ano passado. Em 2024, foram 47 partidas.

O lateral Zeca é outro nome que buscou um recomeço no Mirassol após passagem pela Seleção Brasileira em 2016, nos Jogos Olímpicos, quando conquistou a medalha de Ouro.

Zeca, que foi revelado pelo Santos e também jogou por Internacional, Bahia, Vasco e Vitória, chegou ao Mirassol em junho deste ano após passagem marcante pelo clube de Salvador, no qual foi campeão da Série B e um dos líderes do time. 

Atacante naturalizado Coreano

Nome conhecido no futebol brasileiro, o meia-atacante Chico Kim faz parte do elenco que conquistou o acesso. O jogador nasceu em Cascavel, no Paraná, mas se naturalizou coreano.

O jogador foi revelado pelo Atlético Sorocaba, em São Paulo, e passou por equipes como Brasiliense, Juventude, Red Bull Bragantino e CRB, além de times da Coreia do Sul.

Venda no São Paulo ajudou na construção de um novo CT

Ainda nas categorias de base, o atacante Luiz Araújo, hoje no Flamengo, foi vendido ao São Paulo. Mas a grande transação que mudou a história do Mirassol aconteceu em 2017.

O atacante foi negociado com o Lille, da França, em 2018, por R$ 38 milhões. Desse valor, 20% (cerca de R$ 7,7 milhões) foram repassados ao Mirassol. Com isso, o clube usou o valor para a construção de um novo Centro de Treinamento.

O espaço conta com quatro campos de futebol, vestiários, academia, sala de imprensa, lavanderia, cozinha, refeitório, rouparia e 20 apartamentos com capacidade para acomodar até 40 jogadores.

“O que nós recebemos da transferência do atleta para a França deu oportunidade para que iniciássemos a construção do CT. Era um projeto e um sonho que conseguimos efetivar com um CT moderno e que desse condições de trabalho aos nossos atletas profissionais e da base. Um dos nossos objetivos era nos inserirmos nas competições organizadas pela CBF para que tenhamos calendário o ano todo, o que o CT nos ajudou a concretizar”, disse Edson Antônio Ermenegildo, presidente do clube.

Prefeito e presidente 

O cartola, inclusive, toma as decisões no clube a mais de 26 anos. Edson Ermenegildo, além de comandar o clube, é prefeito da cidade de Mirassol. Nas eleições de outubro, foi novamente vencedor para o seu segundo mandato.

Campanha da equipe na Série B

O Mirassol terminou na competição com 19 vitórias, 10 empates e nove derrotas. Ao todo, marcou 42 gols e sofreu apenas 26, sendo a melhor defesa da competição, superando Santos e Novorizontino, com 32 e 31, respectivamente.

Entre os principais resultados da equipe na competição, o Mirassol venceu o Grêmio Novorizontino, Santos e Ceará, clubes que brigaram pelo acesso no Brasileiro, ao menos uma vez no torneio. Das equipes promovidas à Série A, só não conseguiu triunfar contra o Sport, com um empate e uma derrota.

Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.