O Flamengo decide o título da Copa do Brasil com o Atlético-MG neste domingo (10), na Arena MRV. Após o Rubro-Negro vencer o primeiro jogo por 3 a 1, o técnico Filipe Luís está próximo de fazer história na competição.
Caso o treinador conquiste o torneio, ele se tornará, aos 39 anos, o primeiro profissional a ser campeão da Copa do Brasil como jogador e técnico pelo mesmo clube.
Em 2022, com Filipe Luís entre os titulares, o Flamengo conquistou o tetracampeonato ao bater o Corinthians na final. No primeiro jogo, em São Paulo, 0 a 0. No jogo de volta, no Maracanã, empate no tempo normal em 1 a 1 e vitória rubro-negra nos pênaltis por 6 a 5.
Na história, outros dois profissionais venceram a Copa do Brasil como jogador e técnico, porém, com times diferentes. Renato Gaúcho foi campeão em 1990 pelo Flamengo como atleta. Já como treinador, venceu com Fluminense (2007) e Grêmio (2016).
O segundo a conquistar tal feito foi Cuca. Em 1989, marcou um gol na final entre Grêmio e Sport e levantou a taça pelo Tricolor gaúcho. Em 2021, com o Atlético-MG, venceu os dois jogos da final contra o Athletico-PR e faturou mais um caneco, desta vez como técnico.
"Professor" Filipe Luís
Depois de acumular experiência como treinador nas categorias de base do Flamengo, Filipe Luís decidiu aceitar o convite para comandar o time profissional após a demissão de Tite.
O ex-lateral se tornou técnico do time principal do Flamengo dez meses após pendurar as chuteiras no clube – na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, dia 3 de dezembro de 2023. Até o momento, foram oito jogos no comando da equipe, com cinco vitórias, dois empate e uma derrota.
Atlético-MG x Flamengo
Atlético-MG e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena MRV, pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil.
O Galo precisa de uma vitória por pelo menos três gols de diferença para vencer o título no tempo normal. Um triunfo por dois gols de vantagem leva a decisão aos pênaltis. Qualquer outro resultado fará com que o troféu fique com o Flamengo.