Futebol, clube de leitura e mais: os detalhes da vida de Robinho na prisão

Ex-jogador cumpre pena na Penitenciária de Tremembé, em São Paulo

Robinho foi preso em março deste ano
Foto: Reprodução / TV Record
Robinho foi preso em março deste ano

Condenado a 9 anos de prisão em regime fechado pelo crime de estupro,  Robinho completou, na última semana, sete meses preso na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecido como o 'presídio dos famosos'. Atualmente, a rotina do ex-jogador conta com atividades como academia, futebol, curso técnico e clube de leitura.

Show Player

Inicialmente ficando 12 dias em isolamento numa cela de 8 metros quadrados na P2, Robinho passou a conviver em uma cela comum, ao lado de outro detento. Após o período em que esteve isolado, também passou a ter o direito de receber visitas no presídio. Na última atualização do processo, a juíza decidiu permitir que o ex-atleta recebesse a visita da esposa juntamente com seus três filhos.

De acordo com o g1, o dia a dia de Robinho na prisão envolve a utilização da academia ao ar livre e  também jogos de futebol com outros presos, que acontecem entre uma e duas vezes na semana. Com equipes variadas selecionadas pelos detentos, não há uniformes específicos e nem campeonatos, porém, o ex-jogador pediu chuteiras aos parentes para poder utilizá-las nos 'contras'.

Para além das atividades físicas, o ex-jogador da Seleção tem se dedicado a um curso básico de eletrônica com duração de 600 horas oferecido pelo Instituto Universal Brasileiro (IUB).

Após o término do curso, será aplicado uma prova. Em caso de aprovação, Robinho receberá um certificado de conclusão que poderá ser utilizado para solicitar a redução da pena. De acordo com o programa de redução previsto pela lei federal, a cada 12 horas de curso, o detento poderá diminuir um dia da sua pena.

Outra atividade frequente de Robinho na Penitenciária, é a participação no "Clube do Livro". O ex-jogador de 40 anos, é o principal líder do programa que faz a distribuição de 500 livros por mês para os outros presidiários.

Pedido de liberdade

Na última terça-feira (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a data para a retomada do julgamento dos pedidos de liberdade de Robinho. O processo havia sido interrompido em setembro, e agora teve o julgamento marcado para o plenário virtual, entre os dias 15 e 26 de novembro.

Entre em nossa página  e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.