Botafogo elimina Peñarol e vai enfrentar o Atlético-MG na final da Libertadores

Glorioso foi derrotado pelo time aurinegro, mas se classificou para a decisão do torneio

Botafogo segura vantagem contra o Peñarol no Uruguai e está na final da Libertadores
Foto: Vítor Silva / Botafogo
Botafogo segura vantagem contra o Peñarol no Uruguai e está na final da Libertadores

O Botafogo garantiu sua vaga na final da Copa Libertadores da América de 2024 nesta quarta-feira (30), mesmo após ser derrotado por 3 a 1 pelo Peñarol no Estádio Centenário, segurando a vantagem obtida no  Rio de Janeiro.

Com isso, a equipe carioca irá enfrentar o Atlético-MG na grande decisão do torneio continental, marcada para o Monumental de Núñez, no dia 30 de novembro. O time mineiro  se classificou ao empatar com o River Plate, na Argentina, na última terça-feira (29).

Show Player

Jogo

1º tempo
Após 30 minutos de poucas oportunidades para ambas as equipes, Báez acertou um belíssimo chute de fora da área no ângulo de John, abrindo o placar para o Peñarol.

Logo na sequência, o clube uruguaio quase ampliou a vantagem, quando Pérez aproveitou o escanteio cobrado por Fernández, cabeceando na trave botafoguense. No rebote, o clube carioca quase marcou contra, com Danilo afastando em cima de Marlon Freitas.

Depois do apito final da primeira etapa, o goleiro Aguerre, titular do Peñarol, foi expulso por ter acertado o arqueiro John na saída do gramado. Com isso, o time aurinegro teve que buscar o resultado com 10 jogadores nos 45 minutos finais.

2º tempo
Com um homem a menos, o Peñarol não conseguiu manter o domínio ofensivo, cedendo diversas chances ao Botafogo, que quase teve um pênalti a favor aos oito minutos, quando o árbitro enxergou um toque de mão do zagueiro Rodríguez. No entanto, o VAR recomendou a revisão, e a decisão foi anulada.

Autor do primeiro gol, Báez acertou outro chute de longe de raríssima felicidade, marcando o segundo do time uruguaio na partida. Logo após o gol do adversário, Mateo Ponte, que havia acabado de entrar na partida, tomou dois amarelos seguidos e deixou o jogo.

Aos 33 minutos da etapa final, Marlon Freitas recebeu um belo lançamento, ficou cara a cara com De Amores, mas perdeu a chance de afastar qualquer perigo sofrido pelo Fogão.

Perto dos acréscimos, outro contra-ataque resultou no único gol do Botafogo no jogo, com Thiago Almada completando uma tabela com Marlon Freitas para confirmar a vaga. No lance seguinta, Batista recebeu um ótimo passe de Pérez, tirou de John para marcar o terceiro do clube de Montevidéu.

Próximas partidas

Classificado para a final, o Botafogo volta aos gramados na próxima terça-feira (5), às 21h30, quando recebe o  Vasco  no Estádio Nilton Santos pelo Brasileirão. Já o Peñarol,  visita o River Plate, no próximo domingo (3), pelo Campeonato Uruguaio.

1 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
2 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
3 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
4 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
5 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
6 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
7 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram
8 /8 Peñarol x Botafogo Reprodução/Instagram

Entre em  nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.