STJD define punição a Abel Ferreira por gesto obsceno em Palmeiras x Flamengo

Treinador palmeirense terá que cumprir suspensão no Brasileirão

Abel Ferreira pegou dois jogos de gancho por gesto obsceno
Foto: Foto/Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira pegou dois jogos de gancho por gesto obsceno

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, foi punido com dois jogos de gancho por praticar um  gesto obsceno na partida contra o Flamengo, no Allianz Parque, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (26) pela  4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Apesar de ter sido expulso na partida válida pela Copa do Brasil, conforme a determinação do Tribunal, Abel Ferreira terá que cumprir a punição em partidas do Brasileirão. A decisão é baseada no artigo 171 do CBJD. "Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade", diz o trecho. 

Show Player

Apesar disso, o Palmeiras deve recorrer da decisão do STJD para tentar manter Abel Ferreira à frente do time. Restando 11 rodadas para o término da competição, o Alviverde é o segundo colocado do Brasileirão, com apenas três pontos de diferença para o líder Botafogo. As equipes ainda se enfrentam no Allianz Parque. 

O caso

O treinador do Palmeiras foi expulso no segundo tempo do duelo contra o Flamengo, realizado em 7 de agosto e que terminou com a eliminação da equipe paulista.

Na ocasião, o árbitro Anderson Daronco expulsou Abel Ferreira aos 38 minutos da etapa final por "praticar gesto obsceno contra as decisões de arbitragem, de maneira ofensiva, tocando suas partes íntimas". Daronco, aliás, revisou o lance e aplicou o cartão vermelho.

Abel Ferreira foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética esportiva, como desrespeitar os membros de arbitragem. O gancho poderia ir de um a seis jogos."

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  Canal no WhatsApp e da nossa  Comunidade no Facebook.