Sai chuteira e bola, entra terno e gravata. Dudu Cearense, ex-Botafogo, CSKA, Vitória, Atlético e seleção brasileira, se aposentou em 2019 dos gramados para se dedicar ao mercado financeiro.
Atualmente CEO da Okto Investimentos, o ex-jogador contou, em entrevista ao IG Esporte, como foi a mudança pós-carreira e como largou a adrenalina dos jogos de futebol para trabalhar em escritórios.
“Foi muito rápido. Eu estava fazendo um curso de finanças em 2014 na época que estava no Goiás, e aprendi muito essa parte de finanças, porque para mim, só se falava em comprar imóveis e alugar. Comprar um terreno, constrói e aluga, e é só isso. E aprendi essa parte além dos imóveis e eu falei: “isso aqui que eu quero para mim, e talvez começar uma carreira fazendo alguma coisa nesse sentido”. E ai quando encerrei, tentei ser agente e não me chamava a atenção e parti para o mercado financeiro. Comprei uma franquia de seguros, depois comecei a estudar para especialista de investimentos, e ai desisti. Que eu falei “cara, isso aqui não é para mim não”, e ai eu voltei para estudar para ser assessor de investimentos, e ai pensei: “eu vou por aqui primeiro e depois vou subindo”.
“Trabalhei no escritório e a corretora concorrente. Saí, fui para o banco, fundei outro escritório antes, e aí você vai crescendo, crescendo, entendendo o game de verdade, e fui para o escritório muito maior, maior que o BTG na época, e falei que ia montar meu próprio escritório. Só que isso já era difícil, e perguntaram para os outros sócios, e eles não queriam no primeiro momento. Ai conheci a Nektor, que é corretora do BTG, e ela que me dá todo o backoffice. E ai eu vi que eu poderia criar meu business, e foi ai que nasceu a Okto Investimentos”.
Mas o lado atleta também não escapou da vida de Dudu Cearense, que também seguiu trabalhando como agente de atletas. Como parceiro de negócio, o também ex-meia Rodriguinho, com passagens por Corinthians e Cruzeiro, ajudou a fundar uma empresa de agenciamento de jogador.
“Depois de cinco anos criamos uma empresa que representamos um fundo de investimento para o futebol. Eu e o Rodriguinho somos os executivos desse fundo, que ai é a empresa que pensa para os atletas. Nós não somos os concorrentes dos agentes, nós somos os parceiros dos agentes. A gente potencializa a carreira do atleta!”.
Dudu também se ‘especializou’ em evitar que atletas caíssem em esquema de pirâmide, onde muitos já perderam grandes quantias de dinheiro em negócios furados.
“Imagina um ex-atleta conversando com um atleta em atividade e fala “cara, eu encerrei minha carreira, eu quero te ajudar”. Sou profissional na área, e antes eu tinha estudado, mas não era profissional, então eu sabia. É a mesma coisa um médico que não é médico, passar uma receita para o cara. Infelizmente tem muito isso no mercado e ai comecei, virei profissional, e você vai aprendendo cada dia mais, e o mercado vai mostrando isso. E nesse tempo, nessa prospecção com o atleta… Com o atleta é uma forma, com o cliente normal é uma totalmente diferente. O que atrapalha essa questão se chama esclarecimento e conhecimento. O atleta ele não é tão esclarecido nessa parte de finanças, e é normal, porque ele é pago para performar”.
O ex-jogador também falou sobre passagens marcantes por clubes do futebol brasileiro e exterior, com carinho especial pelo Vitória, onde foi revelado, mas apontou que seu período no Galo não foi como esperava.
“Acho que é difícil falar que você ama todos os clubes. Muito difícil. Amar é uma palavra muito forte. Mas eu tenho um carinho gigantesco por vários, mas não posso esquecer o clube que comecei: o Vitória. Isso é amor porque é gratidão. Se não fosse o Vitória, eu não teria carinho pelo Botafogo, pelo Fortaleza, Goiás. Atlético Mineiro acabei não tendo um match e está tudo bem”, iniciou Dudu.
“Não deu match, faz parte do processo. Eu tinha voltado da Europa, na cabeça era muito europeu ainda, muitas questões minhas. Para mim, o Atlético foi o divisor de águas. Me ajudou muito nessa questão. Por mais que fui campeão mineiro, eu não me sentia e não sou esse cara como eu queria ainda”, completou.