Retrospectiva 2023: Flamengo decepciona em temporada sem títulos

Rubro-negro tem temporada difícil em meio a troca de técnicos e crise interna

Flamengo termina 2023 com temporada sem títulos
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Flamengo termina 2023 com temporada sem títulos

Flamengo  começou 2023 com altas expectativas, mas terminou o ano com um sabor amargo. Dos sete títulos que disputou, o Rubro-negro não faturou nenhum e acabou acumulando decepções.  Relembre abaixo como foi a temporada do Flamengo.


Vítor Pereira

A primeira mudança que impactou o início da temporada no Flamengo foi a de treinador. Em 25 de novembro de 2022, a diretoria do clube optou por não renovar o contrato de Dorival Júnior, mesmo o técnico tendo conquistado com o Rubro-Negro o tri da Libertadores e o tetra da Copa do Brasil.

O sucessor escolhido foi o português Vítor Pereira, que havia apresentado problemas de relacionamento no Corinthians e fora derrotado por Dorival em mata-mata das duas competições citadas. A decisão não foi bem digerida pelo elenco e gerou polêmica nos bastidores da equipe.

Sequência de derrotas

Além do clima ruim instaurado internamente, Vítor Pereira foi responsável por comandar o Flamengo em uma sequência de derrotas, que culminou na perda de 4 títulos ainda no primeiro semestre.

No dia 28 de janeiro, foi derrotado por 4 a 3 pelo Palmeiras na final da Supercopa do Brasil. Quatro dias depois, viajou para o Marrocos para a disputa do Mundial de Clubes e acabou caindo na semifinal diante do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em fevereiro, o Rubro-negro perdeu a Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle (ECU) e no começo de março, foi vice-campeão da Taça Guanabara, diante o Fluminense.

A sequência de derrotas e vice-campeonatos culminou na demissão de Vítor Pereira no mês sequinte, em abril.

Jorge Sampaoli

Dias após a queda de Vítor Pereira, a torcida do Flamengo viu a diretoria encarar um dilema: apostar no desempregado Jorge Sampaoli ou aguardar Jorge Jesus encerrar a temporada europeia com o Fenerbahçe. A decisão acabou sendo a aposta no técnico argentino, e Sampaoli foi anunciado no dia 14 de abril.

No entanto, a passagem do treinador também foi marcada por polêmicas. Quando finalmente o Flamengo pareceu se firmar com uma série de invencibilidade de 11 jogos entre os meses de junho e julho, um caso de agressão envolvendo um dos membros da comissão técnica de Sampaoli e o atacante Pedro, destruiu de vez o vestiário rubro-negro.

Eliminação na Libertadores e vice da Copa do Brasil

Dias depois da agressão contra Pedro, o Flamengo acabou sendo eliminado da Conmebol Libertadores nas oitavas de final da competição contra o Olimpia (PAR), no dia 10 de agosto. Na mesma semana, uma novo episódio de violência demonstrou o quanto o clima estava pesado no clube.

Durante um treinamento, Varela partiu para cima de Gerson, e o volante respondeu com um soco, fraturando o nariz do companheiro. O caso ocorreu a um dia da semifinal da Copa do Brasil. Mesmo assim, o clube carioca venceu o Grêmio e se classificou para a decisão contra o São Paulo.

Porém, nos dias 17 e 24 de setembro, o Rubro-negro acabou sendo derrotado para o Tricolor paulista e faturou mais um vice-campeonato no ano, frustrando seu torcedor novamente. 

Tite e a esperança para 2024

Por fim, a temporada do Flamengo de 2023 terminou com a chegada de Tite e esperança para 2024. Após pressão e protestos da torcida, Sampaoli acabou sendo demitido no dia 28 de setembro. 

Eliminado de todas as outras competições, a equipe carioca conseguiu se concentrar em reestabelecer uma boa campanha no Brasileirão e terminou o campeonato nacional na 4ª colocação.

A campanha rubro-negra na reta final da competição garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2024 e demonstrou atuações sólidas do elenco sob o comando de Tite, como a vitória sob o Palmeiras de Endrick, pelo placar de 3 a 0. 

Acesse  nossa página e fique por dentro das principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.