Corinthians tem ano de decepções e mudanças; veja retrospectiva

Trocas de treinadores, eliminações marcantes e saídas importantes; relembre como foi o 2023 da equipe

Renato Augusto, Gil e Giuliano deixaram o Corinthians neste ano, marcando um período de mudanças no clube
Foto: Rodrigo Coca/Corinthians
Renato Augusto, Gil e Giuliano deixaram o Corinthians neste ano, marcando um período de mudanças no clube

O ano de 2023 do Corinthians foi um dos mais conturbados de sua história, protagonizado por diversas polêmicas, e mudanças importantes para o clube. Confira a seguir uma retrospectiva da temporada do  Timão.

Veja abaixo galeria de fotos de Renato Augusto, ídolo que se despediu da equipe:

Paulistão
Com um elenco semelhante ao de 2022, ano de campanhas promissoras, e com a aposta em Fernando Lázaro, analista de desempenho que assumiu a equipe com a saída de Vítor Pereira, o Paulistão foi um início decepcionante para a temporada.

Apesar da boa primeira fase, com bons jogos contra os principais rivais do estado, o Corinthians foi eliminado nas quartas de final para o Ituano, na Neo Química Arena. O time de Itu segurou um empate no tempo regulamentar, e derrotou o Alvinegro nos pênaltis.

A precoce eliminação no Paulistão resultou em um mês de preparação para a sequência da temporada, que contava com a disputa da Libertadores.

Libertadores
Com a vaga direta na fase de grupos, adquirida pela campanha no Brasileirão de 2022, a equipe caiu no grupo Independiente Del Valle (Colômbia), Argentinos Juniors (Argentina) e Liverpool (Uruguai).

Uma convincente vitória na primeira rodada sobre o Liverpool, fora de casa, elevou as esperanças da equipe para o torneio. Após quase um mês de treinos, o nível de atuação do time caiu, e após a derrota em casa para o Argentinos Juniors, Fernando Lázaro foi demitido.

Sem treinador, o clube buscou Cuca para o cargo, mas polêmicas envolvendo a condenação por violação sexual fizeram com que o treinador deixasse o cargo após a vitória sobre o Remo, na Copa do Brasil.

Com a saída de Cuca, Vanderlei Luxemburgo assumiu o time, mas não evitou a desclassificação, depois de três derrotas em quatro jogos. A última partida da equipe, contra o Liverpool, garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana.

Copa do Brasil
Após avanços “milagrosos” contra Remo e Atlético-MG, revertendo uma desvantagem de dois gols nas duas ocasiões, o clube paulista eliminou o América-MG nos pênaltis, e enfrentaria o São Paulo nas semifinais.

No Majestoso, o Corinthians levou a melhor em um disputado jogo na Neo Química Arena, com dois gols de Renato Augusto, que deu a vitória por 2 a 1 ao Alvinegro. Sem Róger Guedes, grande destaque que deixou a equipe para se juntar ao Al-Rayyan, do Catar, o torcedor viu uma das piores atuação do Timão nos últimos tempos na partida de volta, levando um “baile” do São Paulo no Morumbi, sendo eliminado pela terceira vez no ano.

Copa Sul-Americana
Fora da Copa do Brasil, a única esperança de título restante estava na Sul-Americana. Após eliminar o Universitario em um jogo polêmico no Peru, segurar o Newell’s Old Boys na Argentina, e contar uma atuação gigante do Cássio em La Plata para passar pelo Estudiantes nos pênaltis, o Corinthians estava a frente do Fortaleza na semifinal.

Em Itaquera, o Timão conseguiu buscar um empate após sair em desvantagem, mas foi engolido pela pressão do Leão no Castelão, e foi eliminado do torneio.

Brasileirão
O Campeonato Brasileiro de 2023 foi um retrato da temporada corintiana. O clube passou a competição inteira na parte de baixo da tabela, e flertou com a possibilidade de disputar a segunda divisão novamente.

Com a chegada de Mano Menezes e o brilho de Ángel Romero, o Corinthians conseguiu vitórias importantíssimas, como contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul, e contra o Vasco, em São Januário, que resultaram na permanência do time na primeira divisão.

Novo comando
Após eleições realizadas no final de novembro, o candidato Augusto Melo foi eleito presidente da equipe do Parque São Jorge para os próximos três anos. A vitória de Augusto significa a saída da chapa “Renovação e Transparência” do poder corintiano depois de 16 anos.

Despedidas
Ao final da temporada, o Alvinegro se despediu de figuras importantes em sua história. Fábio Santos anunciou sua aposentadoria depois do término do Brasileirão, enquanto Gil, Renato Augusto e Giuliano não acertaram a renovação de seus contratos com a nova diretoria, assim ficando livres no mercado. Além dos citados, Bruno Méndez e Cantillo também deixaram o Timão.

Entre em  nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.