
O treinador Ney Franco , de 57 anos, possui passagens vencedoras na carreira por São Paulo e Flamengo , clubes que decidem a Copa do Brasil neste domingo, no Morumbi.
Pelo Rubro-Negro, o técnico venceu o torneio em 2006, quando bateu o rival Vasco da Gama, comandado por Renato Gaúcho. Já no Tricolor Paulista, Ney conquistou o último título internacional da equipe, a Copa Sul-Americana de 2012.
Veja abaixo galeria de fotos de Ney Franco:
Em entrevista exclusiva ao iG Esporte , o treinador comentou sobre a decisão da Copa do Brasil, relembrou seus títulos nas equipes que duelam pelo torneio e ainda comentou seu futuro no futebol. Confira abaixo!
Qual São Paulo é melhor, o de 2012 ou o atual?
“Eu acho que a equipe de 2012 estava em um momento melhor, tanto que junto à Sul-Americana, estávamos fazendo um segundo turno de Brasileirão com um desempenho muito alto, nós tivemos a melhor campanha do torneio no segundo turno, além dos bons jogos na competição internacional. Finalizamos a temporada em 4° no Brasileiro e fomos campeões da Sul-Americana, um pouco diferente desta temporada”, disse o ex-Tricolor.
No último título continental do clube, Ney Franco contou com o ainda jovem Lucas Moura, que agora retornou ao São Paulo, após mais de 10 anos na Europa. O treinador falou sobre a importância do craque na conquista.
“Lucas foi determinante para o nosso título, foi eleito o melhor jogador do torneio. Eu já tinha uma experiência com o Lucas na seleção brasileira, onde a gente foi campeão sul-americano em cima do Uruguai, ele fez três gols na final. Nossa equipe toda em 2012 tinha números espetaculares no segundo semestre, e o Lucas era o motorzinho dessa equipe, era um jogador que decidia os jogos a nosso favor. Jogando aberto pelo lado direito, com uma força física enorme, estava em um bom momento, com certeza foi um dos atletas determinantes para o sucesso e o nosso título da Sul-Americana”, afirmou Ney.
Copa do Brasil de 2006 e as chances do Flamengo em 2023
“A conquista de 2006 foi um título interessantíssimo, porque a final foi contra o Vasco, o grande rival do Flamengo. Hoje esse título está marcado na galeria de conquistas da equipe e é uma competição que o clube está habituado a ganhar, foi um dos clubes que mais chegou a finais de Copa do Brasil, isso tudo conta, porque faz parte da cultura da equipe. Então eu acho que essa final, embora o São Paulo tenha ganhado o primeiro jogo, está aberta, quem estiver em uma tarde melhor vai terminar como campeão”, opinou o técnico.
Após perder por 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo busca algo inédito na final da competição para ficar com o título. Nunca aconteceu de um time que perdeu no jogo de ida como mandante conseguir reverter a situação. A equipe carioca precisa de dois gols para ficar com o troféu no tempo normal. Uma vitória simples leva a decisão para a disputa de pênaltis.
Futuro como treinador
“Meu último trabalho foi com o CSA, em 2021. Por uma opção minha, em 2022 eu não trabalhei, mas agora o pensamento está em 2023. Tive algumas sondagens, infelizmente não apareceu nenhuma proposta que me chamou atenção. O plano é esse, voltar a qualquer momento, trabalhar no futebol brasileiro, se não for nesta temporada, em 2024. Quero voltar a desenvolver meu trabalho em um grande clube do país”, concluiu Ney Franco.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.