A Espanha faturou sua primeira Copa do Mundo feminina ao bater a Inglaterra por 1 a 0 na manhã deste domingo (20), em Sydney, na Austrália. Essa foi a primeira vez em que a seleção espanhola chegou a uma final de Copa.
O gol espanhol foi marcado aos 20 minutos do primeiro tempo pela capitã Carmona, que recebeu um passe perfeito ao invadir a área e chutou forte no canto esquerdo da goleira Earps.
A Inglaterra até tentou responder, mas a sólida defesa espanhola conseguiu minar as tentativas de ataque. Enquanto isso, a Espanha conseguia espaços e chegava com mais facilidade da área inglesa.
Ainda no fim do primeiro tempo, Paralluelo chutou no canto e acertou a trave.
O time espanhol ainda voltou forte no começo do segundo tempo, mas parou na goleira Earps. Aos 20 minutos, pênalti para a Espanha, após a bola bater na mão da volante Walsh.
Hermoso foi para a bola e cobrou no canto esquerdo, mas parou nas mãos de Earps.
Após o pênalti, a Inglaterra tomou as ações da partida e chegou mais à meta de Cata Coll. Entretanto, a Espanha recuperou o fôlego e resolveu dar trabalho para as inglesas na reta final de partida, mas não conseguiu concluir.
Primeiro Tempo
Os primeiros 15 minutos de partida foi equilibrada, com as duas seleções tentando encontrar espaços na defesa adversária. A Inglaterra até tentou mostrar suas credenciais, mas viu uma Espanha sólida, quebrando as ações inglesas e tentando achar brechas na zona de ataque.
A primeira finalização aconteceu apenas aos 15 minutos, quando Hemp recebeu um passe dentro da área e chutou de primeira em direção ao gol. A bola bateu caprichosamente no travessão, para desespero das inglesas.
Um minuto depois, a Espanha resolveu responder e quase abriu o placar. Paralluelo chutou de fora de área pela esquerda, Redondo pegou o rebote e bateu forte contra Earps, que fez um milagre de manchete mantem o jogo em 0 a 0.
Aos 20 minutos, a Inglaterra apareceu novamente com Hemp, que recebeu o passe açucarado pela direita, infiltrada na área e obrigou a primeira defesa da goleira Cata Coll.
O jogo foi interrompido três minutos mais tarde após um torcedor invadir o campo. A equipe de segurança do estádio agiu rápido e retirou o homem rapidamente.
A Espanha abriu o placar aos 28 minutos com Carmona. Em um erro de passe no meio campo da Inglaterra, Abelleira aciona Caldentey, que encontra a capitã invadindo a área inglesa. A lateral chutou forte no lado esquerdo da meta de Earps para fazer 1 a 0.
A Inglaterra tentou responder em dois lances que chegou próximo do gol, mas enquanto em um havia impedimento, no outro obrigou o trabalho de Cata Coll.
A seleção espanhola ainda tentou dar números finais no último lance do primeiro tempo com Paralluelo. A atacante recebeu um cruzamento pela direita e chutou no canto de Earps, que viu a bola bater na trave e ir para a linha de fundo.
Segundo Tempo
O começo do segundo tempo foi de a Espanha tentar novamente o segundo gol. Logo aos dois minutos, ataque pela esquerda espanhola, Caldentey recebe na área e obriga Earps a trabalhar.
A Inglaterra tentou responder outras duas vezes, mas viu um impedimento marcado e outra finalização desperdiçada pela atacante Chloe Kelly, que tinha acabado de entrar em campo.
Aos 15 minutos, Espanha novamente ao ataque, Bonmatí recebeu próximo a meia-lua e chutou forte. A bola passou perto do gol, mas foi parar na linha de fundo.
Aos 21, Paralluelo recebe na área e bola bate na mão de Walsh. O VAR assinalou pênalti para a Espanha, Hermoso cobrou no canto esquerdo, mas parou nas mãos de Earps.
Após o pênalti, a Inglaterra entrou no jogo e começou a pressionar a seleção espanhola. Aos 30 minutos, Cata Coll precisou fazer um milagre no chute de Lauren James, que recebeu na entrada da área e chutou forte contra a meta da Espanha.
Nos acréscimos, a Espanha retomou o controle e teve uma ótima oportunidade com Ona Batlle. A lateral entrou pela direita e chutou cruzado, obrigando Earps fazer mais um milagre e jogar a bola para fora.
No último minuto de jogo, a Inglaterra tentou duas vezes furar as redes de Cata Coll, mas a defesa espanhola conseguiu afastar a bola.
Após 13 minutos de tempo extra, Tori Penso, juíza da partida, apitou pela última vez nessa Copa do Mundo e confirmou o primeiro título da história da seleção espanhola na competição.
Ficha Técnica
ESPANHA: Cata Coll; Batlle, Paredes, Codina (Ivana Andrés) e Carmona; Abelleira, Bonmatí e Janni Hermoso; Redondo (Oihane Hernández), Caldentey (Putellas) e Paralluelo; TEC: Jorge Vilda.
INGLATERRA: Earps; Jess Carter, Bright, Greenwood e Lucy Bronze; Walsh, Stanway, Toone (England) e Daly (Chloe Kelly); Alessia Russo e Hemp; TEC: Sarina Wiegman.
CARTÃO AMARELO: Hemp (8’ 2T) e Paralluelo (31’ 2T).
ÁRBITRO: Tori Penso (EUA).