Flamengo busca contra o Maringá 9ª virada histórica na Copa do Brasil

Times se enfrentam na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil

Decisão

O Flamengo enfrenta o Maringá nesta quarta-feira (23), às 21h30, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Reprodução/Instagram

Vitória essencial

Após perder o primeiro confronto por 2 a 0, fora de casa, o time de Sampaoli precisa vencer no Maracanã por três gols de diferença para avançar às oitavas da competição. Se vencer por dois gols, levará para os pênaltis.

Reprodução/Twitter

Retrospecto

Para isso, os jogadores podem se apegar ao retrospecto recente de viradas no torneio. Ao todo, são oito placares já revertidos pelo Rubro-negro desde a primeira edição, em 1989, sendo metade deles nesta década.

Reprodução

Virada histórica

O mais recente contra o Atlético-MG, em 2022, quando o Flamengo acabou campeão da competição. Após perder o primeiro jogo por 2 a 1, o Rubro-negro reverteu o placar em casa e conquistou o placar de 2 a 0. Relembre os confrontos:

Reprodução/Twitter

1993 - Flamengo x Paysandu (oitavas)

O Flamengo precisou reverter o placar nas oitavas, contra o Paysandu. Em Belém, a equipe perdeu a primeira partida por 3 a 2. No confronto de volta, no Caio Martins, vitória por 3 a 0.

Reprodução

1996 - Flamengo x Internacional (quartas)

Pelas quartas de final, o time de Romário, Sávio e Bebeto precisou reverter o resultado negativo contra o Internacional. Perdeu a ida por 3 a 2 e venceu a volta, no Maracanã, por 3 a 1.

Reprodução

1997 - Flamengo x Rio Branco-AC (oitavas)

No Estádio José de Melo, em Rio Branco, o time fez história e venceu o Flamengo por 2 a 1. O resultado desanimou a torcida rubro-negra, que compareceu em baixo público no Maracanã para o jogo da volta. 11 mil pessoas viram o passeio do Flamengo, que venceu por 5 a 1, com dois gols de Romário.

Reprodução

2003 - Flamengo x Ceará (segunda fase)

Após perder por 1 a 0 o primeiro confronto, no Castelão, o Flamengo conseguiu reverter o resultado no Maracanã. Athirson fez linda jogada para Zé Carlos empatar, e levar a decisão para os pênaltis, quando o Rubro-negro levou a melhor.

Gilvan de Souza/Flamengo

2013 - Flamengo x Cruzeiro (oitavas)

O time foi derrotado na ida por 2 a 1, com direito a uma pintura do ainda cruzeirense Éverton Ribeiro. Na volta, o Maracanã lotado viu Elias, que era dúvida para o jogo, marcar no fim e colocar o Flamengo nas quartas de final.

Reprodução

2014 - Flamengo x Coritiba (oitavas de final)

Em 2014, outra virada nos pênaltis. No Couto Pereira, o Flamengo foi dominado e perdeu por 3 a 0 do Coritiba, que vinha de duas finais seguidas na Copa do Brasil. Já no Maracanã, Alecsandro (duas vezes) e Eduardo da Silva conseguiram reverter o resultado e levar para as penalidades.

Divulgação / Flamengo

2016 - Flamengo x Confiança (primeira fase)

O time perdeu por 1 a 0 em Sergipe para o modesto Confiança, da Série C, mas reverteu o resultado em Volta Redonda. O clube carioca balançou as redes e com o placar de 3 a 0 garantiu a classificação.

PEDRO MARTINS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

2022 - Flamengo x Atlético-MG (oitavas)

A mais recente virada do Flamengo na Copa do Brasil. O time comandado por Dorival Júnior perdeu a primeira partida por 2 a 1, no Mineirão. No segundo jogo, a partida no Maracanã ainda contou com um clima de final após Gabigol dizer que no estádio o Atlético conheceria o "inferno". O Rubro-negro venceu por 2 a 0.

Divulgação / Flamengo

Fique ligado(a)!

Entre em nosso canal do Telegram e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo!

Thais Magalhães