Gigante brasileiro deve fazer proposta por Marcelo, do Real Madrid

Além do lateral da equipe espanhola, clube carioca monitora outros dois nomes do futebol europeu

Marcelo está de saída do Real Madrid
Foto: Reprodução
Marcelo está de saída do Real Madrid

Desde a venda de sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a John Textor, o Botafogo é um dos clubes brasileiros mais ativos no mercado de transferências. O alvinegro já trouxe seis reforços, além do treinador português Luís Castro.

Agora, enquanto busca melhorar em posições pontuais — três jogadores devem chegar até o dia 12 de abril —, o clube tenta também contratar um nome de peso para encorpar a equipe titular e ser a grande cara da nova era alvinegra.

O primeiro a ser tentado foi Cavani. Sonho de John Textor, o uruguaio de 35 anos está nos últimos três meses de contrato com o Manchester United. O empresário americano entrou em contato com representantes do jogador ao fim de fevereiro, para sondar a possibilidade de tê-lo no clube.

As conversas entre a cúpula de futebol do Botafogo e os empresários do centroavante uruguaio fluíam bem. A ideia era que Cavani chegasse ao fim da temporada europeia e virasse o principal ativo da SAF alvinegra, dentro e fora de campo. Além disso, o clube também montava, junto do jogador, um plano de carreira pós-aposentadoria, que poderia ser feita no Rio de Janeiro. 

Vazamento atrapalha 

Num primeiro momento, Cavani e seus representantes gostaram da ideia e o modo com o qual o Botafogo levava a negociação. No entanto, a avaliação feita nos bastidores alvinegros é de que vazamentos prejudicaram as conversas. Ficou a impressão que o negócio teria sido fechado se uma informação desencontrada não tivesse saído de dentro do clube.

Posteriormente, o centroavante uruguaio recebeu sondagens de outro time brasileiro e agora tem propostas de clubes da Espanha e dos Estados Unidos, segundo a imprensa internacional. 

Alerta ligado por Marcelo

Também visando a segunda janela de transferências, que começa no dia 18 de julho, o Botafogo fará contato com Marcelo (veja fotos na galeria abaixo), atualmente no Real Madrid. O contrato do lateral na Espanha, onde está há 15 anos, vai até junho. O alvinegro não considera ideal abordar o jogador agora, e sim ao fim da janela, porque avalia que, depois de tanto tempo na Europa, ele vai precisar decidir com calma o próximo passo da carreira.


Botafoguense, Marcelo sabe que, com a nova administração do clube, existe espaço para ele jogar no alvinegro quando quiser. Aos 33 anos, o camisa 12 chegou a conversar com John Textor por uma rede social, mas nenhuma negociação foi iniciada. A tendência é que assim que a temporada europeia acabar, a cúpula de futebol alvinegra ligue para Marcelo e seus representantes para tentar repatriar o jogador.

Assim como aconteceu com Cavani, a cúpula alvinegra considera o fim da temporada europeia como o momento certo para negociar definitivamente uma possível chegada de Eran Zahavi. A reportagem do GLOBO apurou que há grandes chances do atacante de 34 anos se transferir para o Botafogo, mas somente após o fim dos campeonatos que o PSV, time do israelense, disputa.

Entre clube e o jogador, cujo contrato também termina em junho, já há um caminho bem traçado para um acerto. Um fator positivo para o Botafogo é o bom contato entre Zahavi e Luís Castro. Os dois, inclusive, conversaram recentemente.

No Campeonato Holandês, o PSV está na segunda colocação, apenas dois pontos atrás do Ajax. Além disso, o clube também disputa a Liga Conferência, uma espécie de terceira divisão de campeonatos entre europeus, e está nas quartas de final.  Zahavi, que é titular, tem oito gols em 19 jogos no campeonato nacional, e 23 em 43 partidas na temporada.