Saiba quem é Paulo Fonseca, técnico especulado no Corinthians

Treinador vem sendo apontado como uma das alternativas para substituir Sylvinho no Timão

Paulo Fonseca
Foto: Reprodução/Instagram
Paulo Fonseca

Após a saída de Sylvinho, alguns treinadores estão sendo especulados para assumir o Corinthians. Dentre os cotados, destacam-se dois portugueses.  Um deles é Vítor Pereira, e o outro é Paulo Fonseca (confira galeria de fotos abaixo) , ex-técnico da Roma.


Aos 48 anos, Fonseca coleciona passagens por diversos clubes e chegou ao Porto após realizar uma boa temporada à frente do Paços Ferreira. No Dragão, o técnico conquistou a Supertaça de Portugal. Pouco depois, o treinador voltou a se destacar no futebol lusitano ao conquistar a Taça de Portugal junto ao Braga, na temporada 2015/16.

Até então, o auge da carreira de Paulo Fonseca como treinador tinha sido quando comandou o Shakhtar Donetsk, onde conquistou 6 títulos pela equipe ucraniana e saiu sendo considerado um dos ídolos do clube. Já na Roma, o trabalho que começou bem não terminou como o esperado. Após levar o clube italiano até as semifinais da Europa League, o treinador viu seus comandados perderem por 6 a 2 para o Manchester United e se despedirem da competição de forma melancólica. Na temporada seguinte, a Roma terminou o Campeonato Italiano na sétima colocação, garantindo apenas uma vaga aos play-offs da Conference League.

O estilo de jogo das equipes de Paulo Fonseca podem ser resumidos em uma proposta ofensiva, com boa movimentação e troca de passes. Tendo como base a formação 4-2-3-1, o técnico procura fazer com que sua equipe se mantenha postada em linhas altas, mas de forma compacta.

Fonseca aposta em construções de jogadas com troca de passes de qualidade partindo da defesa, e até mesmo com a participação dos goleiros. Os volantes ficam responsáveis pela maior parte da criação da equipe, sendo atletas de extrema importância para que ocorra a transição defesa-ataque, muitas vezes utilizando passes verticais.

O centroavante e o meia mais ofensivo podem alternar e também figurar como uma espécie de segundo atacante, deixando a posição de origem para buscar a bola e dessa forma abrir espaços na defesa adversária para que os pontas e laterais possam infiltrar.

Os laterais e pontas são jogadores importantes nas equipes de Paulo Fonseca. No estilo de jogo do treinador, esses jogadores podem trocar de posição, ocupar espaços nas defesas adversárias ou centralizar jogadas.

Apesar dos altos e baixos na Roma, o trabalho de Paulo Fonseca segue sendo admirado e visado no mercado da bola. Recentemente o nome do treinador foi cotado para assumir o Newcastle, novo bilionário da Premier League, mas acabou não acontecendo.

Veja os números de algumas equipes comandadas pelo português e também a duração da passagem do treinador:

Roma - (730 dias): 101J - 53V - 20E - 28D

Shakhtar Donetsk - (1124 dias): 139J - 104V - 17E - 18D

Braga - (335 dias): 57J - 30V - 14E - 13D

Paços Ferreira - (364 dias): 39J - 14V - 12E - 13D

Porto - (268 dias): 37J - 21V - 9E - 7D

Paços Ferreira - (377 dias): 41J - 22V - 13E - 6D

** Lucas Barreiros é graduando em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. No iG, escreve para o iG Esportes. Coleciona passagens pelas Web Rádios Rede Contínua e Bate Fundo Esportivo. Além das transmissões esportivas, tem conhecimento na criação de conteúdos audiovisuais. Apaixonado por esportes, Lucas não se limita ao futebol brasileiro e é fã da Premier League. Além das quatro linhas, acompanha as emoções da NBA, a velocidade da Fórmula 1 e o mundo dos e-sports. Fora do âmbito esportivo, tem forte ligação com a música e o cinema.