Com frase de ex-BBB, Flamengo e Adidas lançam camisa em homenagem aos negros
Internacional também conta com uma camisa parecida
Inspirada no manifesto “Excelência Negra”, criado por Marcelo Carvalho, um dos criadores do projeto Observatório Racial do Futebol, exclusivamente para o lançamento, a adidas se juntou ao Flamengo para lançar uma camisa especial em homenagem aos homens negros e mulheres negras do futebol brasileiro e suas conquistas.
A nova camisa é predominantemente preta e traz detalhes únicos do manifesto aplicados nos números do uniforme, com frases como “o negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil”, “jogadores negros ganharam o mundo”, entre outras que contam as conquistas, perseverança e ousadia daqueles que nunca se deixaram silenciar. Além disso, ambos os modelos recebem, no centro do peito, um “patch” de um cabelo Black Power com a frase “É a Coroa” estampada em todo o desenho, inspirada pela icônica frase de Babu Santana, torcedor do Flamengo e um símbolo do ativismo racial.
"Importante demais ver uma ação que homenageia homens e mulheres negras que ajudaram a construir a maravilhosa história do futebol brasileiro. A luta contra o racismo, também é, evitar o apagamento da história de atletas que com seus talentos tornaram o futebol brasileiro não só vencedor, mas também lembrado por ser algo mágico. Que nossos meninas e meninos conheçam as histórias daqueles que encantaram o Brasil e o mundo, e que essa homenagem visa reforçar toda a contribuição que negros e negras trouxeram ao futebol brasileiro“, comenta Marcelo Carvalho, idealizador do Observatório Racial do Futebol.
Além do conceito criativo dos uniformes que ressalta a inserção do negro no futebol brasileiro e toda sua trajetória como forma de manifestação contra o racismo, a camisa conta com as três listras adidas e o escudo de cada time para completar o design do lançamento.
A camisa já está disponíveis em adidas.com.br/futebol, lojas adidas e oficiais do clube, tanto no modelo masculino quanto no feminino, por R$ 279,99.