Brigas, Messi ‘pistola’ e farpas: relembre as polêmicas entre Brasil e Argentina

Um dos maiores confrontos da história do futebol, Brasil e Argentina vão decidir a final da Copa América, neste sábado, no Maracanã; relembre alguns momentos que marcaram esse clássico ao longo dos anos

‘Água benta’ na copa de 90

Na Copa do Mundo de 1990, o técnico da Albiceleste, Carlos Bilardo, ordenou que fossem dissolvidas doses de Royphnol, um sedativo, em uma das garrafas de água, que eram identificadas por um código de cores para não serem confundidas. O lateral Branco bebeu justamente da garrafa "batizada", e voltou muito lento ao jogo.

Reprodução

Messi acusa Conmebol de beneficiar o Brasil

Após a vitória da Argentina contra o Chile na disputa do terceiro lugar da Copa América de 2019 - onde Messi chegou a ser expulso - o craque acusou à Conmebol de favorecer à seleção brasileira por sediar a competição naquela edição.

Divulgação

A ‘mão santa’ de Túlio Maravilha

Com a mão, o atacante dominou a bola para marcar o gol do empate por 2 a 2 com a Argentina, nas quartas de final da Copa América de 1995, e levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, o Brasil foi melhor e eliminou a rival.

Divulgação

A batalha de rosário

O jogo entre Brasil e Argentina em 18 de junho de 1978, pela Copa do Mundo, ficou conhecido como "A batalha de Rosario" pela extrema violência entre as partes. Após 90 minutos de pancadaria, o empate em 0 a 0 deixou a seleção brasileira com esperança de ir à final, o que não aconteceu.

Reprodução

Troca de farpas

No começo dos anos 2010, o meia Oscar, então no Chelsea e titular da seleção brasileira, disparou que "o inferno congelaria antes da Argentina voltar a ganhar uma Copa". Pelé tuitou uma foto ao lado do lendário Di Stéfano com a seguinte legenda: "Era tão bom que poderia ter sido brasileiro". Os argentinos, por sua vez, ‘deram o troco’ em 2014, com a música "Brasil, decime qué se siente", que virou um dos grandes hits do Mundial.

Divulgação

Pelé ou Maradona?

Uma eterna disputa entre os países. Os brasileiros apontam Pelé, vencedor de três Copas do Mundo e com mais de mil gols. Os argentinos argumentam que Maradona ganhou o Mundial de 1986 'jogando sozinho', e fez ainda o gol mais bonito da história.

Reprodução