Gramado do Maracanã vira um tapete para receber final entre Palmeiras e Santos

Campo recebeu tratamento especial para final deste sábado

Foto: Divulgação
Maracanã

As imagens divulgadas nos canais oficiais do Maracanã e da Libertadores mostram que o gramado para a final de sábado, entre Palmeiras e Santos , está, na gíria do futebol, um tapete.

O terreno de jogo foi um dos problemas com os quais Flamengo e Fluminense precisaram lidar ao longo da temporada 2020. A transformação para o estado atual demandou um tratamento especial.

O tempo foi elemento fundamental para isso. No acerto da candidatura do Rio junto à Conmebol, a cessão do estádio 20 dias antes da final é cláusula básica. Fluminense e Flamengo mandaram jogos em outros estádios. Assim, foi possível aliviar o calendário de jogos no Maracanã e dar um descanso ao campo.

A Conmebol contratou a engenheira agrônoma Maristela Kuhn para vistoriar o gramado da final. Ela também é responsável por conceder laudos dos campos de jogos do Brasileirão. Em janeiro, ela visitou o estádio para verificar as condições e o plano da administração para o gramado.

A empresa não mudou: a Greenleaf é quem tem o contrato com a gestão do Maracanã para cuidar do campo. Anualmente, o gramado gera um gasto na casa dos R$ 700 mil. Para a final da Libertadores, o tratamento foi além de um corte melhor.

— Tem produto para fazer a raiz crescer, para fazer a grama crescer para cima e até abrir mais folhas - explicou Severiano Braga, CEO do Maracanã.

No Twitter, os comentários sobre o contraste entre o cenário atual e o que se viu ao longo do ano chamou atenção de alguns torcedores. "Quando joga o Flamengo é aquele pasto", publicou Eduardo Castro. "O sol só bate no gramado quando é para a Conmebol", citou Vinicius Oliveira.

Ao longo do ano, os problemas no gramado vieram também porque a pandemia atrapalhou o cronograma de tratamento do campo.

— Confio na Greenleaf. Precisava de sementes de inverno para o gramado. Elas ficaram cerca de 40 dias presas no porto por causa do número menor de pessoas trabalhando. A importação atrasou. Só chegou em meados de maio — explicou Severiano.

Palmeiras e Santos vão pisar no gramado do Maracanã nesta sexta-feira para o treino de reconhecimento. A bola rola para a final da Libertadores às 17h desse sábado.