Bolsonaro critica Enem por comparar Neymar e Marta: 'feminino não é realidade'

Usando os jogadores, questão da prova abordou a diferença salarial entre homens e mulheres

Foto: Reprodução/Twitter
Neymar e Bolsonaro

O presidente  Jair Bolsonaro criticou a questão do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) deste domingo que, para comparar e mostrar a desigualdade de gênero, utilizou um texto sobre a diferença salarial entre os jogadores de futebol Neymar e Marta .

"Você tem que dar educação para o povo. Educação, não. Conhecimento. Quem dá educação é a família. Dá conhecimento para o pobre. Você vê as provas do Enem. O banco de questões não é do meu governo ainda, é de governos anteriores. Tem questões ali ridículas ainda, ridículas, tratando de assuntos. Comparando mulher jogando futebol e homem, por que a Marta ganha menos que o Neymar", disse Bolsonaro.

Ele continuou e desdenhou do futebol feminino. "Não tem que ter comparação. O futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil. O que o Neymar ganha por ano todos os times de futebol junto no Brasil não faturam por ano. Como que vai pagar para a Marta o mesmo salário? Isso chama-se iniciativa privada. Ela que faz o salário, ela que mostra para onde o mercado deve ir", concluiu. 

Marta, que já foi eleita pela sexta vez a melhor jogadora do mundo, anunciou no início desse mês que está noiva da zagueira americana Toni Deion.